Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2303)

As Conferencias do DIARIO DE NOTICIAS

O PROBLEMA AGRICOLA

A sala inteira aplaude com calor a conferencia do ilustre professor sr. D. Luiz de Castro

A melhor maneira de servir a Patria é servir primeiro as regioes que a compõem

(…)

O tema da conferencia versava, um [d]os assuntos de maior importancia, se não o de importancia maior, para o desenvolvimento e prosperidade da nossa terra. O problema agricola, como muito bem disse o nosso apreciado colaborador nas suas primeiras palavras, é o problema português!

Á medida que o sr. D. Luiz de Castro ia esplanando [sic] os diferentes aspectos da questão, mais e mais a sua palavra nos ia prendendo, agora descrevendo-nos com impressionantes detalhes as virtudes das estações agronomicas, mais adeante pomenorizando as vantagens de uma politica hidraulica e florestal inteligentemente aplicada; fazendo a apologia dos adubos quimicos, (…).

O problema agricola é no seu fundamento um problema universitario de sciencia

O conferente faz sumariamente a historia da instrução agricola entre nós, destacando os nomes de dois sabios portugueses: Ferreira Lapa e Bernardo Lima por motivo da sua dualidade scientifica. Sabios na catedra, sabios na investigação, brilhariam em qualquer constelação internacional de homens de sciencia.

(…)

O maior salto progressivo da lavoura portuguesa vem sobre tudo dos dois sabios professores e investigadores Lapa e Lima. É a demonstração mais clara da influencia de sciencia «professada e investigada internacionalmente» sobre o desenvolvimento economico de um país. É preciso, urge reatar a tradição desses homens de sciencia.

(…)

A carreira scientifica é nobre entre todas. (…).

Esboça a fórma de atrair os moços de decidido merito para a pesquiza scientifica e como conseguir professores-investigadores. Insiste na organização dos institutos scientificos especializados anexos ás Universidades. Cita a França. Advoga a orientação agronomica desses institutos em Portugal. Confronta os nossos Institutos com as nossas Universidades, dizendo que é preciso completarem-se e estimularem-se. Faz um apêlo caloroso ás Universidades portuguesas para que entrem nesse caminho na quimica agricola, na oenologia, na agricultura, na oleotecnica, na microbiologia, «nacionalizando-as», preparando-as «portuguesas», regionais, provinciais.

(…)

E o conferente faz a apologia da agricultura patria, passando a apontar a importancia das estações agronomicas como instituições scientificas de pesquizas, guiadoras, orientadoras do oficio agricola.

(…).


Referência bibliográfica

[n.d.] - "As Conferencias do DIARIO DE NOTICIAS / O PROBLEMA AGRICOLA" in Diário de Notícias de 29 de Fevereiro de 1920, nº. 19484, p. 1 (c. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2303.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Agricultura

Popularização da Ciência
Palavras Chave


Notícia