A SCIENCIA MODERNA
Chegou ontem a Lisboa, a bordo do hiate «Electra», o famoso inventor Marconi
As investigações a que, actualmente, está procedendo o sabio ilustre – A sciencia ao serviço do humanitarismo – Marconi não faz estudos sobre o planeta Marte
Eram 9 horas quando o hiate «Electra» deu entrada no nosso porto.
Todo pintado de branco, bizarro nas suas linhas e elegante no seu conjunto, a sua aparencia impressiona, dando vontade de se conhecer nitidamente não só o seu interior, onde o conforto e o luxo são notaveis, como de conhecer o celebre invento a quem pertence e cujas descobertas não teem unicamente uma estrutura e grandeza scientifica, mas sim uma genese superior, uma inspiração genial e uma beleza moral que impulgam e surpreendem.
Dessa maneira, procuramos aproximadamente o hiate, que o sol mais fazia sobressair na sua esbelta, dando a ideia de uma gaivota imensa que ao Tejo viesse repousar da fadiga de das ou do labor de muitas horas.
Seriam 11 horas quando atracou a ponte da Parceria dos Vapores Lisbonenses, o rebocador «Trafaria» do Arsenal da Marinha.
Pouco depois, chegava sozinho o sr. ministro da marinha e passados alguns minutos segui-se-lhe o ministro de Italia comm. Attilio Serra e o 1.º secretario da legação desse pais, Cav. Giuseppe Gazzera.
Trocadas as cortezias do estilo entre aquelas entidades, iniciou-se o embarque e, consequentemente, a largada.
Uma vez a bordo do «Electra» surge-nos a figura flutuante e galharda de Guilherme Marconi, que, com um sorriso atraente e comunicativo, nos sauda, apos os nossos cumprimentos de boas vindas, mostrando-se encantado com a beleza do nosso céu, com a imponencia do nosso rio e com a lindeza da nossa cidade, embora já cá estivesse estado em 1912, tendo realizado nessa ocasião uma conferencia na Sociedade de Geografia.
Eram 12 horas e os raios de Sol, intensos e ardentes, coruscavam, em policromias berrantes, nos metais do hiate, provocando arrebatamentos e alucinações.
Foi nesta altura que fomos apresentados a sua esposa e gentil filha, e, aproveitando esse ensejo, interrogamos o celebre inventor.
- Pode V. Ex ª informar-me quais são os aparelhos com que tenciona efectivar as suas experiencias?
- Porque não, - responde-nos amavelmente. Olhe, trago a bordo varios aparelhos, uns destinados a um fim como logico e outros visando determinados pontos. Cá dentro ha, pois, um aparelhos de T. S. F. de relativa potencia, com o qual conto descobrir a origem dos sinais misteriosos que de quando em quando se registam na T.S.F. outro que diz respeito é radio-telefonia, sendo como este que tenciono efectuar alguns estudos ou descobertas de certo interesse para a sciencia, e, por ultimo, ha um ainda que se prende e muito com a radio-telegrafia, disposto de forma a transmitir ondas continuas a longas distancias.
«Logo, o objectivo da minha viagem é fazer observações que reputo indispensaveis para mim, resultando do acerto ou equilibrio delas não só uma vantajosa melhoria no serviço telegráfico coo se poderá também evitar, de futuro, o choque de dois ou mais navios, quando as condições atmosfericas sejam desfavoraveis e prejudiciais á navegação.
Tenciono ainda aplicar para este e outros casos especiais uma nova invenção minha que terá como objectivo ir ao encontro das ondas hertzianas, investigando a sua origem e os fenomenos particulares ou distintos que as acompanham.
«Trago entre mãos um trabalho que considero importante: a aplicação dum radio-goniometro á T.S.F. e que obedecerá a determinadas leis físicas e eléctricas, preocupando-me, igualmente, a realização imediata de comunicações a distancias enormissimas, como, por exemplo, entre a Australia e a Inglaterra.
«Quanto ao aspecto humanitario da T.S.F. e ao resultado da invenção que maior alegria me ha dado, afirmo-o sem rebuço – foi o ter contribuido, durante a guerra, para a salvação de inumeras vidas, que o oceano, com os seus indomaveis e incognociveis caprichos, tentava arrebatar e destruir. E a satisfação que por isso sinto, provem, portanto, da noção de dever cumprido e da intensa comoção que perturba o meu «eu» metafisico, sempre que periga a humanidade.
A intensa vida scientifica de Guilherme Marconi, os serviços que prestou durante o conflito mundial fizeram surgir, naturalmente, uma pergunta sobre o progresso das sciencias fisicas, e, particularmente, electricas, realizado, durante esse periodo.
- Francamente – respondeu o senador Marconi – essas perguntas requereriam um grande espaço de tempo, de que não disponho neste momento, dada a sua extrema complexidade; todavia, alguma coisa se tem feito sobre física, mecânica e electricidade, e satisfeito me dou, por emquanto, com esses trabalhos.
«Demais o futuro da telegrafia e da telefonia sem fios será brilhante, antevendo-lhe mesmo grandes maravilhosas e o seu progresso e as ovas descobertas encherão de luz e de assombro o seculo XX.
«E não se admire quando vir ligadas as mais longinquas possessões ultramarinas nas portuguesas ao continente, por intermedio da T.S.F.
«Uma das mais constantes preocupações é justamente facilitar as comunicações a distancia mais ou menos variaveis, contribuindo dessa maneira para um mais intimo estreitamento de relações.
Sobre os seus trabalhos actuais, Marconi explicou:
- Venho de Inglaterra, devendo seguir directamente para Sevilha e dali para a Italia, tencionando, porém, demorar-me entre os portugueses, dois dias, salvo caso de força maior.
- Encontrando-se o planeta Mrate na sua maxima aproximação terrequea, – interrompemos – tenciona V. Exª efectuar alguns estudos sobre ele?
- Não, senhor. Um tal dislate deve-se á imprensa inglesa, secundada pela dos outros paises, porquanto, em meu entender os tais sinais siblinos (que eu chamo irregulares, tanto podem ser produzidos pelo planeta Marte como por outro qualquer. Entretanto, se lhe chamassem perturbações magnéticas produzidas pelo sol, talvez concordasse com essa classificação.
Nesta altura, demos por terminada a nossa missão, sendo-lhe então apresentados os representantes da casa Marconi em Portugal, Comendador Caetano Coffini e o capitão-tenente João Judice de Vasconcelos.
Passado um quarto de Lora, embarcamos todos no «Trafaria», efectuando-se o desembarque no mesmo local onde antes se havia embarcado, seguindo o grande Marcni e a família, ministro da Itlai e 1.º secretario da respectiva legação e comendador Caetano Coffino, num automovel em direcção ao Tavares Rico onde almoçaram, tendo depois percorrido diversos pontos da cidade, e o ministro da marinha para o seu gabinete de trabalho.
- Constanos que a bordo ha aparelhos proprios para todas as experiencias que Marconi se propõe efectivar, encontrando-se também uma bussula que não é magnetica e que tem dado optimos resultados nas viagens que ha feito.
- O senador Guilherme Marconi irá hoje, pelas 17 horas, apresentar os seus cumprimentos ao Chefe de estado, tendo ontem visitado o sr. Ministro da Marinha.
O sr. Judice Bicker oferece hoje aquele notaveis inventor um almoço em Sintra, efectuando-se o regresso por Cascais.
Para este almoço foram feitos varios convites, entre os quais aos srs. ministro de Italia, adido naval e militar, secretarios da legação, presidente do ministerio e ministro dos estrangeiros, capitão-tenente Júdice de Vasconcelos e respectivas esposas, chefe do gabinete do ministro da marinha, etc.
Comunicações