Texto da entrada (ID.232)
Algumas doenças são transmitidas pelos animais ao homem, como a raiva e a tuberculose, para acentuar os perigos de uma intimidade que deve ser moderada e subordinada a rigorosas cautelas. A higiene é afrontada. Nos ultimos tempos tem sido publicados diversos estudos que revelam esses perigos. Mais do que todos, pelo seu caracter experimental, o estudo do dr. Remlinger, director do Instituto Pasteur de Constantinopla, é capaz de despertar a atenção que o assunto merece.
Relato de um caso, umas irmãs, uma delas adoece com escarlatina, foi isolada, procedeu-se a higienização para não haver contágio, no entanto adoece a outra irmã. Um gato terá rompido o “cordão sanitário”.
O baceteriologista verificou por experiencias que o pelo dos gatos encerra microrganismos prejudiciais e que os microbios mais terriveis, como o da difteria, tifo, tuberculose e etc, podem viver por um grande lapso de tempo no pelo dos animais.
Referência bibliográfica
Bettencourt Ferreira - "Pela Sciencia - Perigo dos animaes domesticos – Transmissão de doenças dos animaes ao homem – Demasiada promiscuidade entre uns e outro – Molestias microbianas e parasitarias – Experiencias do dr. Remlinger e outros factos – O cuidado dos animaes é um preservativo da economia humana"
in Diário dos Açores
de 26 de Junho de 1907, nº. 4819, p. 1 (col. 4-5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=232.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia