Texto da entrada (ID.2329)
Telefonia sem fios
Realizaram-se ontem novas experiencias entre Lisboa e Porto
Continuaram ontem as experiencias de telefonia sem fios entre Lisboa e Porto, sendo os postos de tipo Marconi-Gabinete, montados por engenheiros habilissimos e competentes, vindos expressamente a Portugal para esse fim.
As experiencias continuaram a dar excelentes resultados, tendo-se mais uma vez verificado, que a potencia do aparelho transmissor atingiu, proximamente, 1:000 kilometros.
Com um aparelho igual foi que se comunicou com o sabio Marconi quando a bordo do hiate «Electra».
As estações agora montadas, cuja potenciação é de 1 ½ kw, poderão fazer transmissões e até ligações com aquelas que tenham receptadores ordinarios e ainda com as que as possuam por ondas continuas, dependendo, porém, a sua maior ou menor potencia de alcance, não [s]ó da altura das antenas transmissora e receptadora como tambem da sensibilidade e delicadeza do receptador.
Hoje, pelas 11 horas, devem prosseguir as experiencias, na presença do sr. Antonio Maria da Silva, de varios deputados, de alguns funcionarios superiores dos correios e telegrafos e dos representantes da imprensa.
Nas experiencias ontem efectuadas, a voz era tão nitida, os sons emitidos tão perfeitos e as peças de musica que um gramofone reproduzia tão audiveis, que parecia, estar-se numa sala magica e não a distancia de 300 kilometros.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Telefonia sem fios"
in Diário de Notícias
de 4 de Junho de 1920, nº. 19579, p. 1 (c. 6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2329.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Palavras Chave
Notícia