Conferencias
Taylor e taylorismo – Organização scientifica das oficinas
Sob a presidencia do sr. almirante D. Bernardo da Costa (Mesquitela), secretariado pelo lente da Escola Naval sr. Ferrugento Gonçalves e capitão de mar e guerra sr. Vaz de Carvalho, realizou ontem na sala de desenho do Arsenal de Marinha o capitão-tenente engenheiro maquinista, sr. Antero da Silva Borges, a sua anunciada conferencia sobre «Taylor e o taylorismo» – «Organização scientifica das oficinas».
Feita pelo sr. presidente a apresentação do conferente, começou este a desenvolver o assunto, mostrando as diferentes fases porque póde passar uma industria, desde a rudimentar á de maior organização scientifica, definindo as características a que deve obedecer tal classificação.
A seguir fez a biografia de Taylor, celebre engenheiro americano que primeiramente se dedicou a tão interessante assunto, mostrando como este, por uma invulgar inteligencia e persistencia ao trabalho e ao estudo, pôde passar de simples operário a engenheiro chefe de uma das mais importantes oficinas metalurgicas da America.
Referiu-se em seguida o conferente aos estudos realizados por Taylor, acerca dos tornos mecanicos, e que tiveram por fim a criação de uma regra de calculo, com a qual se determina rigorosamente a velocidade a empregar no torno para a execução dos diferentes trabalhos a fazer.
Entrando então no assunto «Taylorismo ou organização scientifica das oficinas pelo sistema Taylor», descreveu as bases em que assenta este sistema, trabalho e tarefas com tarifas diferenciais e o que se entende por este modo de calcular a tarefa a executar, apresentando um exemplo da contagem dos tempos elementares, isto é, dos elementos em que se pode decompor cada trabalho a executar.
Passou em seguida a descrever a organização duma fabrica em que houvesse uma oficina de maquinas, pois esta é uma das oficinas mais difíceis de organizar scientificamente.
O conferente dá a seguir varios exemplos de aplicação do taylorismo, mostrando como nas industrias mais variadas ele pode ser empregado com manifesta vantagem para os operários que auferem muito maiores salários e com vantagem para as fabricas que vêem a sua produção bastante aumentada.
Por fim, apela para os industriais, agricultores, comerciantes, etc., para estudarem o assunto e o aplicarem em todos os trabalhos e serviços em que isso se possa fazer, o que traria enormes beneficios para a economia do país.
A assistencia á interessante conferencia era constituída principalmente por oficiais dirigentes, chefes de repartição, comandantes de navios, director dos serviços maritimos, mestrança, operarios, etc.