Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2347)

Conferencias

Taylor e taylorismo – Organização scientifica das oficinas

Sob a presidencia do sr. almirante D. Bernardo da Costa (Mesquitela), secretariado pelo lente da Escola Naval sr. Ferrugento Gonçalves e capitão de mar e guerra sr. Vaz de Carvalho, realizou ontem na sala de desenho do Arsenal de Marinha o capitão-tenente engenheiro maquinista, sr. Antero da Silva Borges, a sua anunciada conferencia sobre «Taylor e o taylorismo» – «Organização scientifica das oficinas».

Feita pelo sr. presidente a apresentação do conferente, começou este a desenvolver o assunto, mostrando as diferentes fases porque póde passar uma industria, desde a rudimentar á de maior organização scientifica, definindo as características a que deve obedecer tal classificação.

A seguir fez a biografia de Taylor, celebre engenheiro americano que primeiramente se dedicou a tão interessante assunto, mostrando como este, por uma invulgar inteligencia e persistencia ao trabalho e ao estudo, pôde passar de simples operário a engenheiro chefe de uma das mais importantes oficinas metalurgicas da America.

Referiu-se em seguida o conferente aos estudos realizados por Taylor, acerca dos tornos mecanicos, e que tiveram por fim a criação de uma regra de calculo, com a qual se determina rigorosamente a velocidade a empregar no torno para a execução dos diferentes trabalhos a fazer.

Entrando então no assunto «Taylorismo ou organização scientifica das oficinas pelo sistema Taylor», descreveu as bases em que assenta este sistema, trabalho e tarefas com tarifas diferenciais e o que se entende por este modo de calcular a tarefa a executar, apresentando um exemplo da contagem dos tempos elementares, isto é, dos elementos em que se pode decompor cada trabalho a executar.

Passou em seguida a descrever a organização duma fabrica em que houvesse uma oficina de maquinas, pois esta é uma das oficinas mais difíceis de organizar scientificamente.

O conferente dá a seguir varios exemplos de aplicação do taylorismo, mostrando como nas industrias mais variadas ele pode ser empregado com manifesta vantagem para os operários que auferem muito maiores salários e com vantagem para as fabricas que vêem a sua produção bastante aumentada.

Por fim, apela para os industriais, agricultores, comerciantes, etc., para estudarem o assunto e o aplicarem em todos os trabalhos e serviços em que isso se possa fazer, o que traria enormes beneficios para a economia do país.

A assistencia á interessante conferencia era constituída principalmente por oficiais dirigentes, chefes de repartição, comandantes de navios, director dos serviços maritimos, mestrança, operarios, etc.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Conferencias / Taylor e taylorismo (...)" in Diário de Notícias de 22 de Julho de 1920, nº. 19626, p. 4 (c. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2347.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Popularização da Ciência
Palavras Chave


Notícia