Texto da entrada (ID.2412)
(...)
O uso de certas drogas como o alcool, o opio, a cocaina, constituindo envenenamentos chronicos, de effeitos já conhecidos e de desastrosas consequencias individuaes e sociaes, tem esta proveniencia, como uma contraparte da potencia civilizadora e liga-se em principio a descobertas scientificas de grande valor. Está tambem neste caso o tabaco, cuja extrema propagação faz delle um habito universal, de resultados comparaveis aos dos outros grandes toxicos, no ponto de vista da saude e da conservação de especie.
(relato da historia da introdução do tabaco na Europa, do seu comercio e posterior monopólio.)
p. 2
A acção que o tabaco sob qualquer forma, tem sobre o organismo provêm de um principio activo, um alcaloide, a que se deu o nome de nicotina, como é geralmente sabido, mas o que não é tão conhecido, provavelmente, é a complexidade deste principio, em que os chimicos conseguiram achar mais de um componente ou associado, á presença variavel dos quaes se atribue mais precisamente o efeito diverso das diferentes especies de tabaco preparado.
(o tabaco foi utilizado como calmante e outras aplicações terapeuticas)
Referência bibliográfica
Bettencourt Ferreira - "Actualidades - Pela sciencia - Os grandes venenos – O tabaco – Rememoração historica sobre a sua descoberta e primitivas aplicações – Acção physiologica do tabaco – Intoxicação aguda e chronica – Novas experiencias e observações – A influencia do veneno sobre a descendencia – Medidas preventivas e de temperança"
in Diário dos Açores
de 24 de Agosto de 1908, nº. 5161, p. 1-2 (col. 6;1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2412.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia