Texto da entrada (ID.242)
Um jornal continental, Leiria Illustrada, communica nos uma receita que julgamos util reproduzir.
É contra a tosse convulsa que tão grande numero de creanças tem affligido n’esta ilha, posto já entrasse a declinar:
“uma doença terrivel que ataca as pobres creanças, é a tosse convulsa, ou a coqueluche. Em geral havendo um boccado de cuidado e passada aquella horrorosa crise de tosse, a que se seguem, muitas vezes, as hemorrhagias do nariz e dos olhos, a doença declina e a creança está livre. Teem apparecido milhares de receitas indicadas para a cura da maldita coqueluche e todas ellas falliveis. Pois bem, apparece agora uma indicada pelo escriptor Silva Pinto e que por ser pratica, e barata e dizer-se infalivel, vamos indicar aos nossos leitores, e especialmente ás mães. A receita é do grande medico fallecido, dr. Manuel Bento de Souza.
Eis a receita e a applicação:
-N’uma pequena frigideira de barro, deite-se 5 reis de flor de enxofre. Fecha-se alguem, n’um quarto, com a creança, e larga fogo à flôr de enxofre. Claro é que não produz labareda, mas fumarada. Quando à creança o fumo se torne insupportavel, abre-se a porta do quarto.
A operação dura um quarto de hora. Tres vezes ao dia. E ao fim de tres dias – prompto!”
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Tosse convulsa"
in Diário dos Açores
de 5 de Julho de 1907, nº. 4826, p. 2 (col. 3-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=242.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia