Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2432)

SEMANA ASTRONOMICA

XVII

Vamos caminhando para o quarto crescente, que será na proxima sexta-feira. Teremos, pois, algum luar ao começo da noite, principalmente no fim da semana.

Quarta-feira estará a Lua no apogeu da sua orbita, portanto á maior distancia de nós, e depois disto virá a aproximar-se.

Mercurio é agora outra vez estrela da manhã desde o dia 18, mas só poderá ser visto em meados de Maio.

Vénus esteve em conjunção no dia 24, e portanto na sua maior distancia, para lá do Sol. Desde então passou a ser estrela da tarde, e dentro em pouco tempo poderemos novamente admirá-la, no crepusculo da tarde, logo depois do Sol-posto.

Marte vai seguindo a sua trajectoria aparente ainda em Tauro, mas já com bastante menos brilho, pois deixou ha muito de ser comparavel de estrelas de primeira grandeza, estando agora quasi de segunda. Ainda é, contudo, bem visivel e continuará a sê-lo até Agosto, por ir sempre fugindo aparentemente adiante do Sol, que só o alcançará em Setembro.

Jupiter brilha em Sagitario, nascendo pela meia-noite.

Saturno, sempre em Libra, está visivel toda a noite, e não tardará que se ache nas melhores condições de ser observado.

O comprimento dos dias, ainda ganhando quinze minutos nesta semana, já perfaz quatro horas mais do que foi no dia mais curto do ano, em 22 de Dezembro.

Quando escurece de todo, vemos ao sul a constelação de Leo com a sua forma caracteristica de foice, em cujo cabo fulge Regulo, e por baixo a longa fila sinuosa representando a Hidra, de cabeça levantada á direita. Para poente inclinam-se Orion e Tauro, seguidos pelos Cães, Maior e Menor. Do nascente vem subindo a constelação de Virgo com a sua brilhante Espiga, o Corvo, Libra, onde vem tambem Saturno, e logo atrás, Escorpio. Estão já altos Hercules e o Boieiro para leste do zénite; Auriga e Gemini vão descendo para oeste. Ao norte continuam as Ursas na situação mais elevada, e Cassiopeia na mais baixa.

FREDERICO OOM.

[NOTA - A contribuição número XVI da «Semana Astronómica», que corresponderia ao dia 20 de Abril, não foi publicada, talvez devido às notícias sobre os acontecimentos políticos ocorridos por essa altura, em Lisboa]


Referência bibliográfica

Frederico Oom - "SEMANA ASTRONOMICA" in Diário de Notícias de 27 de Abril de 1925, nº. 21289, p. 1 (c. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2432.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Palavras Chave


Notícia