Texto da entrada (ID.250)
A “Gazeta da Allemanha do Norte”, publicou algumas estatisticas interessantes mostrando a efficacia do systema de impressões digitaes na descoberta de criminosos na Allemanha.
Por meio de uma collecção de 65.948 impressões foram identificados durante o anno de 1905 uns 3.000 individuos, resultado que é comparado muito favoravelmente como obtido pelo velho systema de se confiar em photografias, visto que uma collecção de 27.050 retratos, consultados em 1:726 casos durante igual periodo, só permitiu que se reconhecessem 145 criminosos.
Parece que a exactidão do processo moderno está reconhecida pelos proprios criminosos, pois affirma-se que em muitos casos em que a principio se dera um nome falso, a mera apresentação dos apparelhos destinados à operação foi o sufficiente, antes mesmo de tomar qualquer impressão, para que os suspeitos abandonassem quaesquer esforços de resistencia e confessassem a sua identidade.
Referência bibliográfica
Mercurio - "Casos e notas - Impressões digitaes"
in Diário dos Açores
de 17 de Julho de 1907, nº. 4836, p. 1 (col. 2-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=250.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Palavras Chave
Notícia