Illustração Portugueza
Revista Semanal dos Acontecimentos da Vida Portugueza
Vida social, vida politica, vida artistica, vida litteraria, vida mundana, vida sportiva, vida domestica
Dia 26 - Primeiro Numero - dia 26
A Illustração Portugueza radicalmente transformada e extraordinariamente melhorada e ampliada, destina-se a preencher uma lacuna de ha muito tempo sensivel no jornalismo portugues: pôr ao alcance de toda a gente, por um preço modico, brilhantemente illustradas pela phoographia, pelo croquis, pelo instantaneo, pelo desenho, pela chronica, pela anecdota, pelo interview, pela monographia, pelos concursos, pelos inqueritos, por todos os processos, emfim, de tornar flagrante e vivida a historia dos costumes portugueses contemporaneos.
A Nova Illustração Portugueza contando semanalmente 32 paginas de texto, profundamente illustrado, custará apenas 100 réis, preço que representa para o nosso meio um surpreendente prodigio, a que só poderia abalançar-se uma empreza de excepcionaes recursos de publicidade. Fixando este diminuto preço a uma publicação d'esta natureza, temos especialmente por objecto raduicar entre nós um genero novo de Revista que não representará menos, na continuidade dos seus numeros, do que uma immensa, completa e ininterrupta monographia historica da vida portugueza. Passados 50 annos, a collecção da nova Illustração Portugueza terá feito a historia social, politica, artistica, litteraria e mundana de meio seculo. Para a realizar, esta empreza não se poupa a nenhuma especie de sacrificios materiaes, remunerando toda a collaboração litteraria ou artistica, e solicitando-a dos mais illustres nomes na Sciencia, nas Lettras na Arte e na Politica.
A Nova Illustração Portugueza, concretizando n'este prospecto o seu programa, não poderá entretanto detalhal-o, pois que por sua propria natureza elle é imprevisto e immenso e constantemente orientado pelos factos dominantes da semana. Esta publicação será, antes de tudo e acima de tudo, uma revista de flagrante actualidade.
A Nova Illustração Porutugueza, para mais ampla realização d'este grandioso plano, inaugurará proximamente o seu salão de festas, tornando-o um centro para onde convergirão todas as iniciativas dispersas, que até hoje, por falta de orientação e de estimulo se teem conservado estereis. Assim, a Illustração POrtugueza promoverá, no seu vasto salão, conferencias publicas, audições musicaes e litterareas, exposições de pintura, de esculptura, de architectura, de artes industriaes, de modas, de sumptuaria, de mobiliario, de flôres - pretendendo, n'uma palavra, centralisar todas as multiplas manifestações da iniciativa, da cultura, do trbaalho e da mentalidade portugueza.
A Nova Illustração Porutgueza procurará auxiliar ou tomar a iniciativa de qualquer emprehendimento que concorram para o progresso das Artes, para o desenvolvimento da educação e para a diffusão do excursionismo e do sport.
A Nova Illustração Portugueza abrir´´a amplamente as suas columnas á collaboração de todos os seus leitores, que lhe tragam o subsidio d'uma nova e original ou de interessantes documentos plasticos e litterarios e promoverá frequentes concursos de photographia, de pintura, de desenho, de sport, de estudos, de costumes e de monographias regionaes, iniciando no seu terceiro numero a serie dos seus consursos, o primeiro dos quaes está destinado a produzir a mais extraordinaria sensação no nosso meio e baterá por certo o record de todos os concursos até hoje promovidos em Portugal.
A Nova Illustração Portugueza empregará todos os seus esforços e o mais tenaz empenho em levar aos portuguezes residentes no Brazil o relato fiel, minucioso e documentado da nossa vida nacional, de fórma que a Illustração Portugueza seja para elles o reflexo singularmente animado da terra em que nasceram. Nenhuma publicação, melhor do que a Illustração Portugueza, poderá desempenhar-se d'esta honrosa e enternecedora missão, porque nenhum dispõe de mais largos recursos de publicidade e nenhuma outra em Portugal assentou ainda sobre mais solidos fundamentos um plano tão complexo, tão arrojado e tão vasto.
A Nova Illustração Portugueza não necessita de encarecer as vantagens enormes que para a industria e para o commercio advirão da larga publicidade dos seus annuncios n'uma revista destinada a entrar em todos os lares a permanecer sobre todas as [montras?] e em todas as biliothecas e cujo diminuto preço lhe assegura uma irradiação consideravel em todas as classes sociaes. Um annuncio na Ilustração Porutgueza, constituirá o melhor, o mais economico, o mais persistente e o mais efficaz dos reclames.
A Nova Illustração Portugueza diligenciará por todos os meios interessar individualmente as suas leitoras, promovendo originalissimos inqueritos sobra as modas, sobre a joalharia, sobre a vida elegante, sobre o luxo e conforto das habitações, sobre as artes essencialmente femininas, a hygiene da mulher, a maternidade, o lar, pondo-as ao facto de tudo quanto a arte e a sciencia teem inventado para lhes prolongar a mocidade e perpetuar a belleza.
A Nova Illustração Portugueza não se restringirá apenas á alta reportagem da capital, mas irá por uma rede completa e systematica de informações buscar aos recantes longinquos da provincia tudo quanto ás mais modestas villas e aldeias de POrtugal possa interessar, relativo aos seus acontecimentos, á sua politica, aos seus costumes, á sua archeologia, á sua agricultura e ás suas industrias.
A Nova Illustração Portugueza não apresenta apenas um novo programma. Inaugura notaveis melhoramentos materiaes, empregando os mais modernos e aperfeiçoados processos de reproducção graphica e apresentando em cada numero uma capa a côres, o que, para um publicação semanal e da consideravel tiragem que de certo var ter a Illustração Portugueza, significa um verdadeiro prodigio, digno de causar surpreza em paizes de mais largos recursos do que o nosso.
A Nova Illustração Portugueza iniciará uma serie de inqueritos ao estado actual do progresso das industrias e da agricultura nas differentes provincias e colonias, fazendo estudos comparativos e tirando d'ahi as deducções que mais legtitimamente importem ao estudo do nosso problema economico.


n. id. - "Illustração Portugueza Revista Semanal dos Acontecimentos da Vida Portugueza"
in Illustração Portugueza
de 12 de Fevereiro de 1906, nº. 119, p. 108 (Página inteira). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2506.