Texto da entrada (ID.251)
O distincto musico e professor do Conservatorio de Lisboa, sr. Julio Theodoro da Cunha Taborda, irmão do maestro Taborda, requereu patente de invenção para um instrumento musico da sua invenção, denominado “Harpa-luza”.
O novo instrumento, que representa uma inteira novidade, é constituido por uma caixa harmonica, conica e horizontal, cordas verticaes formando um angulo agudo com o tampo e um teclado especial composto de teclas, com mechanismo tambem especial, que deixa vibrar as cordas puxando-as e não martelando-as. Cada tecla compõe-se de duas peças reunidas formando um angulo recto e articulado em duas chapas de aço que lhe permite descrever um pequeno arco de circulo no plano vertical.
A tecla, conjugada com um mechanismo especial, faz com que a peça que puxa a corda dê uma fracção de rotação sobre si mesma e volte à sua posição primitiva, d’onde tinha sido desviada pela pressão do dedo na tecla.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Novo instrumento musico"
in Diário dos Açores
de 17 de Julho de 1907, nº. 4836, p. 2 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=251.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Arte e Representação
Palavras Chave
Notícia