Texto da entrada (ID.2520)
Historia das Matematicas na Antiguidade
Um notavel trabalho do sr. dr. Fernando de Vasconcelos
O sr. dr. Fernando Vasconcelos acaba de fazer publicar uma obra de um alto valor scientifico, denunciado uma vasta erudição e um estudo cuidadoso da antiguidade classica. A «Historia das Matematicas na Antiguidade» é o produto do intenso trabalho de um espirito reflectido e beneditino, como raros hoje aparecem entre nós. Professor ilustre e homem de sciencia que em congressos internacionais tem representado Portugal com notavel brilho, o sr. dr. Fernando Vasconcelos soube conciliar a complexidade dos problemas de alta matematica que os povos de antigas civilizações abordaram, com a clareza da exposição. Assim o estudo dessa sciencia que, á primeira vista, nos surge como reclamando dotes especialissimos, envolve os espiritos curiosos num ambiente de irresistivel atracção e dá-lhes qualidades de disciplina, de metodo e de concentração. Com efeito, o autor penetrado em absoluto da indole da matematica que cultiva com entusiasmo e com competencia conquista para o seu livro a atenção admirada dos Cegos e presta um incalculavel serviço aos seus confrades em sciencia.
Na «introdução» o sr. dr. Fernando Vasconcelos traça o quadro geral da evolução das matematicas e lá vamos encontrar algumas paginas consoladoras para o nosso patriotismo, permitindo-nos verificar a contribuição que ao seu progresso deram os sabios portugueses do seculo XV e XVI, entre os quais tem o primeiro lugar o celebre inventor do «nonio», Pedro Nunes. Só, depois, com a citação abundantissima de fontes, tomámos contacto com a infancia da sciencia, entre os povos primitivos, os estudos com que a impulsionaram os egipcios, os babilonios, os fenicios e os persas, até atingir aquela suprema florescencia que fizeram na Grecia antiga a maior, a mais radiosa, a mais bela academia do mundo. É na Grecia que a matematica tem os seus adeptos mais ferventes e os seus mestres mais sabios desde Tales e Pitagoras que enobreceram as escolas jonica e pitagorica, até aos grandes principios dessa sciencia como Platão e Aristoteles; é nas escolas de Alexandria que se orna de novos louros que Euclides, Serguimedes, Werão de Alexandria e Deofonte para ela conquistam.
Empreendimento cheio de dificuldades, o desta obra, mas de que o sr. dr. Fernando de Vasconcelos saiu completamente vitorioso. Os ultimos capitulos são por igual notaveis. Dedicou-os o autor aos conhecimentos matematicos provenientes de origem indiana, a transmissão dessa sciencia ao mundo Ocidental e aos progressos que ela fez na idade media.
As livrarias Aillaud & Bertarnd, editoras deste volume, corresponderam ás suas responsabilidades nacionais, lançando no mercado a «Historia das Matematicas na Antiguidade».
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Historia das Matematicas na Antiguidade"
in Diário de Notícias
de 8 de Maio de 1925, nº. 21299, p. 1 (c. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2520.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Matemática
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia