Texto da entrada (ID.253)
Escreveu o nosso collega d’Angra a União: “Devido aos bons officios do sr. tenente-coronel Chaves, está o observatorio de Ponta Delgada recebendo duas vezes por semana, a hora media de Lisboa, transmittida áquelle estabelecimento directamente pelo observatorio de Lisboa. Para isto, o posto de Ponta Delgada é ligado á estação ingleza do cabo que, por sua vez, se liga com a estação de Carcavellos e esta ao observatorio de D. Luiz.
Sendo hoje a ilha de S. Miguel um ponto forçado da grande navegação, pode-se imaginar a enorme vantagem que esta medida lhe veio prestar, e tanto, que é raro hoje o navio de guerra ou mercante que chegado ali não vá ao observatorio acertar o seu chronometro.
Este serviço que em qualquer ponto do mundo, e mesmo até de navio para navio, é pago por uma libra, no observatorio de Ponta Delgada é gratuito.
Já em 1905 o nosso amigo o sr. Gregorio de Medina, em cumprimento de uma disposição regulamentar de 1896 que ainda não está em vigor nos Açores e Madeira e que se refere á conformidade de tempoem todos os relogios das estações telegrapho-postaes, se dirigio á sua Direcção Geral, a qual lhe respondeu que este serviço seria opportunamente posto em execução.
Comtudo já lá vão passados mais de dois annos!”.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A hora media nos Açores"
in Diário dos Açores
de 19 de Julho de 1907, nº. 4838, p. 2 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=253.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Matemática
Outros
Palavras Chave
Notícia