Base de Dados CIUHCT
Divulgação Científica em Jornais
O canal de Kiel, na Allemanha, acha-se hoje no seu maximum de rendimento, não sendo sufficiente a assegurar o trafico que lhe está destinado; e, sobretudo, já não está em harmonia com as dimensões dos grandes navios modernos. Foi decidida a sua transformação e o Reichstag votou um credito de 3.300 contos para expropriações e projectos preliminares.
Alguns dados sobre os trabalhos projectados.
As eclusas ficarão de modo a dar passagem a navios de 330 metros de comprido; medirão 45 metros de largo e 330 de comprido.
O ancoradouro do canal será de 11 metros sob o nível de fluctuação média. Serão rectificadas algumas curvas do canal e levadas a um raio maior. O numero das garages será augmentado, e o seu espaço levado a 10 kilometros. O projecto prevê a construcção de um certo numero de pontes giratorias e de um novo porto de commercio em Kiel. O orçamento estimativo das despezas eleva se a 48.620 contos.
Os melhoramentos que vão ser emprehendidos no canal de Kiel fazem-nos pensar no nosso porto de Leixões. Tambem na previsão do seu futuro desenvolvimento existem valiosos trabalhos. Queremo-nos referir ao projecto de adaptação do porto de Leixões a fins comerciaes, projecto elaborado pelo distinctissimo engenheiro sr. Adolpho Loureiro e que é da maior importancia para o augmento do trafico n’aquelle porto.