Texto da entrada (ID.2568)
Semana astronomica
II
Tendo sido lua cheia ante-ontem, e sendo quarto minguante no sabado, continuamos esta semana gozando o afamado «luar de janeiro», embora a lua vá nascendo sempre mais tarde e apresentando cada dia uma fase mas acentuada.
Durante toda a semana a lua vai-se aproximando da terra.
O comprimento dos dias é que aumenta já muito sensivelmente. Nesta semana ganham nove minutos, sendo dois de manhã e sete á tarde, visto que o sol já cada dia nasce mais cedo e põe-se mais tarde.
Venus continua a ser a estrela de alva, nascendo muito antes do sol e conservando-se bem visivel, no arrebol da manhã, graças ao seu intenso brilho que a deixa ainda ver quando já é dia claro e até depois de nascido o sol. Na sexta-feira estará em conjunção com Mercurio, que se acha actualmente numa das epocas em que menos dificil é vê-lo. Esta coincidencia será uma circunstancia muito favoravel para quem desejar observar este planeta, geralmente pouco visivel e mau de identificar. Quem tiver agora essa curiosidade, e não temer a madrugada, lá o encontrará facilmente pelas 7 horas da manhã, um pouco ao norte de Venus, com o aspecto de uma estrela de primeira grandeza. Fixando em dias sucessivos a posição dos dois astros, ver-se-á claramente o seu movimento relativo, indo ambos a aproximar-se do sol, mas Venus mais velozmente, por agora. Em fevereiro será o contrario.
Jupiter tambem nasce pouco antes do sol e poderá ver-se a meia distancia proximamente entre este e Venus.
Saturno, visivel depois da meia noite, e Marte inclinando-se para o poente, conservam as situações já mencionadas.
O aspecto do céu estrelado, ao terminar o crepusculo da tarde, é pouco diferente do que referimos. Ao sul ainda vemos a Baleia e Aries; perto do zenite estão Andromeda, Perseu e Aúriga; para poente, Pegaso e Aquario; ao nascente, Orion, os dois Cães, Maior e Menor, Gemini e Cancer; ao nordeste, a Ursa Maior, com a cauda para baixo, sinal de estarmos no inverno.
FREDERICO OOM.
Referência bibliográfica
Frederico Oom - "SEMANA ASTRONOMICA"
in Diário de Notícias
de 12 de Janeiro de 1925, nº. 21186, p. 1 (c. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2568.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Palavras Chave
Notícia