Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2575)

Lisboa moderna

O novo stand “Buick”

A sua inauguração constituiu legitimo sucesso

Abriu ontem, finalmente, as suas portas ao publico o novo «Stand Buick», situado na Avenida da Liberdade, 186, A. B. e C., propriedade da firma C. S. Dias de Figueiredo & C.ª, agentes para Portugal da famosa marca de automoveis americanos «Buick» e que nos ultimos tempos tão ruidoso sucesso têm obtido no nosso país.

O novo «Stand Buick», pela amplitude, elegancia e conforto das suas instalações (embora com uma certa sobriedade que predispõe bem) é actualmente o primeiro salão no seu genero em Portugal.

Lá estavam expostos os novos modelos «Buick» anunciados, á volta dos quais desfilaram durante o dia centenares de curiosos e interessados, entre eles muitas individualidades conhecidas no nosso meio automobilista, os verdadeiros conhecedores da materia, os quais se detiveram por largo tempo analizando e admirando não só a elegancia requintada das linhas das «carrosseries», como tambem (e este era o principal objectivo) a parte mecanica.

O robusto e potentissimo motor «Buick» de valvulas no topo, inteiramente blindado, mereceu-lhes particular atenção, dados os prodigios da sua eficiencia nas subidas e em recta. Depois foram as molas trazeiras, as magnificas suspensões «Cantilerer», que tão grande reputação estão adquirindo no nosso pais, mercê da maleabilidade e resistencia do seu aço, o que as torna intransmissoras dos choques produzidos pelas sinuosidades dos terrenos. Pelas varias e repetidas experiencias que fizeram, forçoso lhes foi reconhecer que as suspensões «Buick» são as molas que melhor se adaptam ás estradas de Portugal.

Os duplos travões nas suas quatro rodas, de que o «Buick» tanto se orgulha de ter adoptado, foram do mesmo modo objecto de detida analize [sic], sendo todos unanimes em reconhecer a sua perfeita eficacia nas travagens.

O novo e elegante Salão Buick esteve, pois, durante todo o dia repleto duma distinta e selecta assistencia, que retirou agradavelmente impressionada com o aspecto francamente acolhedor das suas modelares instalações e com a segurança de que o «Buick» é, incontestavelmente, o unico carro de valor intrinseco na actualidade, o carro da moda, o carro que Portugal consagrou e adoptou como se fôra uma gloria sua.

[NOTA - Contém fotografia da fachada do edifício]


Referência bibliográfica

[n.d.] - "LISBOA MODERNA" in Diário de Notícias de 16 de Janeiro de 1925, nº. 21190, p. 3 (c. 2-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2575.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria

Outros
Palavras Chave


Notícia