Educação fisica e desportivA
Considerações sobre um inquerito ao corpo medico
O lado psicologico da adopção de um metodo scientifico reside na adaptação de certos detalhes da sua didactica e na habilidade pedagogica dos professores que o ministram
(Continuação)
O metodo de gimnastica edificado sobre os principios de Ling e estudos dos seus discipulos e continuadores, foi consagrado por uma aceitação quasi unanime para servir de base da educação fisica racional da nossa mocidade.
O dr. Carlos de Figueiredo que afirmou preferir o metodo francês da Escola de Joinville-le-Pont, ao acrescentar que este é uma interessante adaptação daquele, convenceu-nos ainda mais da superioridade da gimnastica sueca como metodo universal de gimnastica educativa.
Como em França, muita gente entre nós desdenha o metodo de Ling: A ignorancia da questão e a sugestão emotiva recebida por impressões diversas sobre o valor dum ou de outro sistema de cultura fisica, por um lado; um «chauvinismo» exagerado que se baseia em considerações de ordem scientifica para a criação de metodos «soi-disant» proprios e que são afinal uma simples imitação ou contrafacção do sueco, tem protelado naquele país uma definitiva orientação sobre educação fisica, tão ardorosa tem sido a questão a tal respeito.
Porque não podemos fazer neste lugar um estudo conscencioso [sic] sobre as razões apresentadas pelos autores que negam a superioridade do metodo de gimnastica que defendemos – Champtassin, Demeni (ultima fase), Heckel, Chavigny, etc. – para o que nos baseariamos nos trabalhos de Lagrange, Törnsin, Sluys, Danjou, Ledent, Tissié, etc., e nas proprias observações pessoais unicamente vamos esboçar algumas considerações sobre o lado psicologico da sua adopção para a educação fisica da nossa mocidade.
- Julgamos que o lado piscologico da adopção dum metodo scientifico reside na adaptação de certos detalhes da sua didatica [sic] e na habilidade pedagogica dos professores que o ministram, mas por forma alguma compreendemos que se subordinem os seus principios fundamentais ao capricho da ignorancia ou incompreensão das suas vantagens.
O dr. Chavigny – Psychologie de l’Higiène – que estuda o problema sob o ponto de vista psicologico, dá-nos a entender, sem que isso seja o seu proposito, que os defeitos do povo francês se opõem á adopção do metodo de Ling; para isso cita Touillé, quando este autor descreve as caracteristicas do povo sueco: «…Nação bem equilibrada em que o corpo não foi esquecido; onde se acredita que toda a civilização é fragil quando não tem por base a força e o vigor do corpo… Neste país as classes trabalhadoras têm uma calma, um bom senso, uma disciplina, um espirito de associação raro em qualquer outro país.»
O dr. Chavigny observa que os franceses gostam da mudança, são ávidos de todas as novidades e pouco dispostos a fornecer esforços de vontade como os suecos, e têm necessidade de ser estimulados pelo prazer nos exercicios de gimnastica.
Isto é, porque o francês – e por consequencia o português, seu filho espiritual – não tem as altas qualidades de disciplina e perseverança do povo sueco, entende o autor citado que se deve subordinar a adopção do metodo que o educaria racionalmente – ele não nos demonstrou o contrario – á sua indisciplina e volubilidade?
A gimnastica sueca é monotona, afirmam os seus detractores…
Nós, que a temos praticado, nunca nos sentimos aborrecidos, pelo menos mais aborrecidos do que quando praticamos actos de resultados beneficos para o nosso equilibrio intelectual e moral – a maior preocupação da gimnastica é o equilibrio fisiologico do individuo – ou cumprimos os deveres usuais da nossa vida: A educação fisica deve ser considerada por todos como um dever – «moral fisica» de Spencer – e, por consequencia, exige um esforço consciente patra o seu cumprimento; este esforço educa-se na criança por uma pedagogia inteligente e o metodo tornar-se-á, quanto possivel, agradavel á população escolar, se o professor tiver habilidade pedagogica e prestigio derivado da sua competencia e dedicação.
Afirma-se que a educação fisica em Portugal ou é orientada por um criterio desportivo ou virá a falir; isto por imposição de uma psicologia que é escrava da lei do menor esforço e se guia pelo prazer e não pela razão.
- Sempre e sempre a tal transigencia a que já nos referimos; aonde nos levará ela? –
Não pensamos da mesma forma e, pelo contrario, entendemos que em lugar de se subordinar o trabalho ao prazer é preciso educarmos o individuo para que encontre o prazer no exercicio das proprias faculdades e no seu aperfeiçoamento.
Uma sessão de gimnastica bem ordenada e dirigida proporciona a quem a pratica uma sensação de bem estar, de euforia, isto é, de equilibrio fisiologico. Não constituirá isto um prazer?
- Resumindo as nossas considerações, diremos que a gimnastica sueca é um metodo racional, porque:
- Sendo conhecidos os seus efeitos beneficos sobre a morfologia, respiração, circulação, nutrição, inervação, funções que procura aperfeiçoar e desenvolver, é um metodo scientifico;
- é facilmente doseavel e progressiva; essencialmente higienica, «procura a força pela saude e não a saude pela força» – Tissié –[;]
- é estetica porque tem a preocupação do rigor da atitude e do desenvolvimento harmonico do corpo;
- dirige-se a todos e não sómente aos mais fortes e aos mais dextros, que são, afinal, aqueles que, mais facilmente, podem dispensar a gimnastica;
- fazendo trabalhar principalemente os musculos extensores, convém maravilhosamente á actual geração, que está em atitude de «flexão» generalizada;
- é moral porque exige um esforço consciente para o cumprimento dum dever para consigo mesmo.
- A gimnastica sueca, além da forma de organização da sua didatica, é, pelo seu espirito doutrinario, fundamentalmente diferente dos outros sistemas de cultura fisica que tem por base os movimentos analiticos; tambem não é uma ortodoxia e está sujeita á evolução scientifica que a aperfeiçoará e completará, sendo, porém, absolutamente desnecessario que lhe mudem o nome.
- Sobre a adaptação da didatica do metodo para o caso especial do nosso país, o dr. A. de Vasconcelos aconselha que se lhe dê o predominio terapeutico, em virtude do estado actual da nossa raça, e o dr. Costa Cabral diz que é preciso «criar uma pedagogia apropriada á nossa maneira de ser»: – Interpretando praticamente a ideia destes distintos clinicos, diremos que o professor de educação fisica deve fazer sempre a educação individual da função respiratoria e correcção das más atitudes toraxicas e da coluna – infelizmente mais comuns do que se pensa – antes do ensino do esquema classico da lição sueca, em classes tão reduzidas quanto possivel e que serão organizadas segundo a «idade fisiologica» dos alunos.
Essa gimnastica respiratoria, cuja tecnica, agora generalizada a alguns medicos e professores de educação fisica, foi introduzida em Portugal pelo professor Furtado Coelho, segundo nos parece, é um meio maravilhoso de educação e reeducação da função respiratoria; nós, que a temos praticado, não encontramos melhor foma de activar e educar uma função que a sedentariedade ou a fraqueza hereditaria atrofiou, que o desporto exercitou desregradamente ou que foi forçada pelo atletismo.
É simplesmente um erro levarem-se rapares, meninas, adultos, com o tipo comum morfo-fisiologico que já estudámos, a praticarem a lição sueca – será uma violencia, pelo menos inconsciente, se lhes fizerem praticar os desportos ou o atletismo – cuja base é a atitude fisiologica, sem que lhe dêem as possibilidades de o fazerem correctamente, de forma que da lição resulte um rendimento muito superior áquele obtido quando a preocupação unica do professor é a harmonia do conjunto e a execução rapida e disciplinada dos movimentos comandados.
Se considerarmos a gimnastica sueca como um metodo universal de gimnastica – em toda a parte o jogo fisiologico dos orgãos e funções do individuo é identico – e base indispensavel dum sistema de educação fisica racional em que os jogos educativos são um elemento de grande importancia, pois excitam salutarmente a actividade lucida da criança e do adolescente, agindo intensamente na sua nutrição geral, sobre a vontade e sobre o caracter, achamos naturalissimo que as aplicações desportivas ou utilitarias dessa educação mudem conforme o temperamento, tendencias e tradições do povo e mesmo conforme a situação internacional e geografica do país.
Essas aplicações devem ser, por consequencia, sempre precedidas pela educação – reeducação, aperfeiçoamento e desenvolvimento – dos orgãos e funções do individuo, na mira de o tornar senhor dos proprios musculos, flexivel, resistente, saudavel e belo. O desconhecimento ou abandono deste preceito constituirá a origem de muitos desastres irreparaveis e de muitas desilusões desportivas,
-----------
Ilustres propagandistas da actividade desportiva: Com os vossos dons de retorica e de inteligencia, fazei tambem a propaganda da educação fisica racional, que se baseia no estudo, no esforço consciente para o cumprimento dum dever para consigo mesmo, para a especie e para a Patria, em que o prazer se encontra no exercicio das proprias faculdades, no aperfeiçoamento e equilibrio delas – e não lisonjeeis unicamente a tendencia para o menor esforço, a emotividade, o exibicionismo e gloriola, origens dos excessos que vós proprios começais agora a condenar publicamente!
(Continua)
Tenente LEAL DE OLIVEIRA.
[NOTA - Contém duas fotografias; legendas:
[1] Per Henrik Ling (1776-1839)
Poeta e literato sueco. Sendo un artritico, curou o seu reumatismo com a pratica da esgrima; procurando a razão da cura, estudou anatomia, fisiologia e medicina, o que o conduziu á organização scientifica da educação fisica, estabelecendo os principios do metodo sueco – medico, higienico, moral, pedagogico e estetico.
Fundador do Instituto Central Real de Gimnastica de Estocolmo.
[2]
DR. PHILIPPE TISSIÉ – de Pau (Nascido em 1832)
Celebre medico francês, autor de numerosos trabalhos sobre educação fisica, dos quais destacaremos os seguintes livros: «La fatigue et l’entrainement physique».
- «L’éducation physique»,
- «Précis de gymnastique rationnelle»,
- «L’éducation physique et la Race[,] Santé, Travail, Longevité»,
- «L’éducation physique rationnelle: les Méthodes, les Maitres, les Programmes», etc. etc.
Filosofo, moralista, apostolo, doutrinario e tecnico, o dr. Tissié tem produzido uma obra formidavel de patriotismo, de sciencia e de beleza. – Superior interprete dos principios de Ling, de quem é o mais categorizado continuador no mundo latino, a sua vida de profundo estudo e de propaganda intensa é uma continua aspiração para o aperfeiçoamento e divulgação do metodo.
Venceu na luta contra o erro – e ela tem sido terrivel! – os seus livros, que estão traduzidos em varias linguas, ensinam a verdade scientifica sobre educação fisica.
Ver notícia publicada na edição n.º 21779 do Diário de Notícias, de 5 de Janeiro de 1925 (p. 4, c. 1-2)]