Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2576)

Educação fisica e desportivA

Considerações sobre um inquerito ao corpo medico

O lado psicologico da adopção de um metodo scientifico reside na adaptação de certos detalhes da sua didactica e na habilidade pedagogica dos professores que o ministram

(Continuação)

O metodo de gimnastica edificado sobre os principios de Ling e estudos dos seus discipulos e continuadores, foi consagrado por uma aceitação quasi unanime para servir de base da educação fisica racional da nossa mocidade.

O dr. Carlos de Figueiredo que afirmou preferir o metodo francês da Escola de Joinville-le-Pont, ao acrescentar que este é uma interessante adaptação daquele, convenceu-nos ainda mais da superioridade da gimnastica sueca como metodo universal de gimnastica educativa.

Como em França, muita gente entre nós desdenha o metodo de Ling: A ignorancia da questão e a sugestão emotiva recebida por impressões diversas sobre o valor dum ou de outro sistema de cultura fisica, por um lado; um «chauvinismo» exagerado que se baseia em considerações de ordem scientifica para a criação de metodos «soi-disant» proprios e que são afinal uma simples imitação ou contrafacção do sueco, tem protelado naquele país uma definitiva orientação sobre educação fisica, tão ardorosa tem sido a questão a tal respeito.

Porque não podemos fazer neste lugar um estudo conscencioso [sic] sobre as razões apresentadas pelos autores que negam a superioridade do metodo de gimnastica que defendemos – Champtassin, Demeni (ultima fase), Heckel, Chavigny, etc. – para o que nos baseariamos nos trabalhos de Lagrange, Törnsin, Sluys, Danjou, Ledent, Tissié, etc., e nas proprias observações pessoais unicamente vamos esboçar algumas considerações sobre o lado psicologico da sua adopção para a educação fisica da nossa mocidade.

- Julgamos que o lado piscologico da adopção dum metodo scientifico reside na adaptação de certos detalhes da sua didatica [sic] e na habilidade pedagogica dos professores que o ministram, mas por forma alguma compreendemos que se subordinem os seus principios fundamentais ao capricho da ignorancia ou incompreensão das suas vantagens.

O dr. Chavigny – Psychologie de l’Higiène – que estuda o problema sob o ponto de vista psicologico, dá-nos a entender, sem que isso seja o seu proposito, que os defeitos do povo francês se opõem á adopção do metodo de Ling; para isso cita Touillé, quando este autor descreve as caracteristicas do povo sueco: «…Nação bem equilibrada em que o corpo não foi esquecido; onde se acredita que toda a civilização é fragil quando não tem por base a força e o vigor do corpo… Neste país as classes trabalhadoras têm uma calma, um bom senso, uma disciplina, um espirito de associação raro em qualquer outro país.»

O dr. Chavigny observa que os franceses gostam da mudança, são ávidos de todas as novidades e pouco dispostos a fornecer esforços de vontade como os suecos, e têm necessidade de ser estimulados pelo prazer nos exercicios de gimnastica.

Isto é, porque o francês – e por consequencia o português, seu filho espiritual – não tem as altas qualidades de disciplina e perseverança do povo sueco, entende o autor citado que se deve subordinar a adopção do metodo que o educaria racionalmente – ele não nos demonstrou o contrario – á sua indisciplina e volubilidade?

A gimnastica sueca é monotona, afirmam os seus detractores…

Nós, que a temos praticado, nunca nos sentimos aborrecidos, pelo menos mais aborrecidos do que quando praticamos actos de resultados beneficos para o nosso equilibrio intelectual e moral – a maior preocupação da gimnastica é o equilibrio fisiologico do individuo – ou cumprimos os deveres usuais da nossa vida: A educação fisica deve ser considerada por todos como um dever – «moral fisica» de Spencer – e, por consequencia, exige um esforço consciente patra o seu cumprimento; este esforço educa-se na criança por uma pedagogia inteligente e o metodo tornar-se-á, quanto possivel, agradavel á população escolar, se o professor tiver habilidade pedagogica e prestigio derivado da sua competencia e dedicação.

Afirma-se que a educação fisica em Portugal ou é orientada por um criterio desportivo ou virá a falir; isto por imposição de uma psicologia que é escrava da lei do menor esforço e se guia pelo prazer e não pela razão.

- Sempre e sempre a tal transigencia a que já nos referimos; aonde nos levará ela? –

Não pensamos da mesma forma e, pelo contrario, entendemos que em lugar de se subordinar o trabalho ao prazer é preciso educarmos o individuo para que encontre o prazer no exercicio das proprias faculdades e no seu aperfeiçoamento.

Uma sessão de gimnastica bem ordenada e dirigida proporciona a quem a pratica uma sensação de bem estar, de euforia, isto é, de equilibrio fisiologico. Não constituirá isto um prazer?

- Resumindo as nossas considerações, diremos que a gimnastica sueca é um metodo racional, porque:

- Sendo conhecidos os seus efeitos beneficos sobre a morfologia, respiração, circulação, nutrição, inervação, funções que procura aperfeiçoar e desenvolver, é um metodo scientifico;

- é facilmente doseavel e progressiva; essencialmente higienica, «procura a força pela saude e não a saude pela força» – Tissié –[;]

- é estetica porque tem a preocupação do rigor da atitude e do desenvolvimento harmonico do corpo;

- dirige-se a todos e não sómente aos mais fortes e aos mais dextros, que são, afinal, aqueles que, mais facilmente, podem dispensar a gimnastica;

- fazendo trabalhar principalemente os musculos extensores, convém maravilhosamente á actual geração, que está em atitude de «flexão» generalizada;

- é moral porque exige um esforço consciente para o cumprimento dum dever para consigo mesmo.

- A gimnastica sueca, além da forma de organização da sua didatica, é, pelo seu espirito doutrinario, fundamentalmente diferente dos outros sistemas de cultura fisica que tem por base os movimentos analiticos; tambem não é uma ortodoxia e está sujeita á evolução scientifica que a aperfeiçoará e completará, sendo, porém, absolutamente desnecessario que lhe mudem o nome.

- Sobre a adaptação da didatica do metodo para o caso especial do nosso país, o dr. A. de Vasconcelos aconselha que se lhe dê o predominio terapeutico, em virtude do estado actual da nossa raça, e o dr. Costa Cabral diz que é preciso «criar uma pedagogia apropriada á nossa maneira de ser»: – Interpretando praticamente a ideia destes distintos clinicos, diremos que o professor de educação fisica deve fazer sempre a educação individual da função respiratoria e correcção das más atitudes toraxicas e da coluna – infelizmente mais comuns do que se pensa – antes do ensino do esquema classico da lição sueca, em classes tão reduzidas quanto possivel e que serão organizadas segundo a «idade fisiologica» dos alunos.

Essa gimnastica respiratoria, cuja tecnica, agora generalizada a alguns medicos e professores de educação fisica, foi introduzida em Portugal pelo professor Furtado Coelho, segundo nos parece, é um meio maravilhoso de educação e reeducação da função respiratoria; nós, que a temos praticado, não encontramos melhor foma de activar e educar uma função que a sedentariedade ou a fraqueza hereditaria atrofiou, que o desporto exercitou desregradamente ou que foi forçada pelo atletismo.

É simplesmente um erro levarem-se rapares, meninas, adultos, com o tipo comum morfo-fisiologico que já estudámos, a praticarem a lição sueca – será uma violencia, pelo menos inconsciente, se lhes fizerem praticar os desportos ou o atletismo – cuja base é a atitude fisiologica, sem que lhe dêem as possibilidades de o fazerem correctamente, de forma que da lição resulte um rendimento muito superior áquele obtido quando a preocupação unica do professor é a harmonia do conjunto e a execução rapida e disciplinada dos movimentos comandados.

Se considerarmos a gimnastica sueca como um metodo universal de gimnastica – em toda a parte o jogo fisiologico dos orgãos e funções do individuo é identico – e base indispensavel dum sistema de educação fisica racional em que os jogos educativos são um elemento de grande importancia, pois excitam salutarmente a actividade lucida da criança e do adolescente, agindo intensamente na sua nutrição geral, sobre a vontade e sobre o caracter, achamos naturalissimo que as aplicações desportivas ou utilitarias dessa educação mudem conforme o temperamento, tendencias e tradições do povo e mesmo conforme a situação internacional e geografica do país.

Essas aplicações devem ser, por consequencia, sempre precedidas pela educação – reeducação, aperfeiçoamento e desenvolvimento – dos orgãos e funções do individuo, na mira de o tornar senhor dos proprios musculos, flexivel, resistente, saudavel e belo. O desconhecimento ou abandono deste preceito constituirá a origem de muitos desastres irreparaveis e de muitas desilusões desportivas,

-----------

Ilustres propagandistas da actividade desportiva: Com os vossos dons de retorica e de inteligencia, fazei tambem a propaganda da educação fisica racional, que se baseia no estudo, no esforço consciente para o cumprimento dum dever para consigo mesmo, para a especie e para a Patria, em que o prazer se encontra no exercicio das proprias faculdades, no aperfeiçoamento e equilibrio delas – e não lisonjeeis unicamente a tendencia para o menor esforço, a emotividade, o exibicionismo e gloriola, origens dos excessos que vós proprios começais agora a condenar publicamente!

(Continua)

Tenente LEAL DE OLIVEIRA.

[NOTA - Contém duas fotografias; legendas:

[1] Per Henrik Ling (1776-1839)

Poeta e literato sueco. Sendo un artritico, curou o seu reumatismo com a pratica da esgrima; procurando a razão da cura, estudou anatomia, fisiologia e medicina, o que o conduziu á organização scientifica da educação fisica, estabelecendo os principios do metodo sueco – medico, higienico, moral, pedagogico e estetico.

Fundador do Instituto Central Real de Gimnastica de Estocolmo.

[2] 

DR. PHILIPPE TISSIÉ – de Pau (Nascido em 1832)

Celebre medico francês, autor de numerosos trabalhos sobre educação fisica, dos quais destacaremos os seguintes livros: «La fatigue et l’entrainement physique».

- «L’éducation physique»,

- «Précis de gymnastique rationnelle»,

- «L’éducation physique et la Race[,] Santé, Travail, Longevité»,

- «L’éducation physique rationnelle: les Méthodes, les Maitres, les Programmes», etc. etc.

Filosofo, moralista, apostolo, doutrinario e tecnico, o dr. Tissié tem produzido uma obra formidavel de patriotismo, de sciencia e de beleza. – Superior interprete dos principios de Ling, de quem é o mais categorizado continuador no mundo latino, a sua vida de profundo estudo e de propaganda intensa é uma continua aspiração para o aperfeiçoamento e divulgação do metodo.

Venceu na luta contra o erro – e ela tem sido terrivel! – os seus livros, que estão traduzidos em varias linguas, ensinam a verdade scientifica sobre educação fisica.

Ver notícia publicada na edição n.º 21779 do Diário de Notícias, de 5 de Janeiro de 1925 (p. 4, c. 1-2)]


Referência bibliográfica

Leal de Oliveira - "EDUCAÇÃO FISICA E DESPORTIVA" in Diário de Notícias de 19 de Janeiro de 1925, nº. 21193, p. 3 (c. 2-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2576.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Outros
Palavras Chave


Notícia