Texto da entrada (ID.258)
Quando perguntamos a um medico a razão porque morre tanta gente tuberculosa, responde-nos invariavelmente que é isso devido a essa doença ser reconhecida já muito tarde, tarde de mais para poder ter cura. (...)
Teem sido innumeraveis os estudos feitos até hoje, mas sem se hegar a um resultado definitivo. Ultimamente o dr. Roux tornou conhecido um processo para se reconhecer a tuberculose, tanto na especie humana como nos animais.
Esse processo, indicado por um medico de Vienna, o dr. Von Pirquet, consiste em fazer na pelle uma pequena incisão superficial, uma especie de arranhadura, e esfregal-a com um chumaço embebido com algumas gotas de tuberculina.
Se a pessoa em quem se fez a incisão não é tuberculosa, a incisão cicratiza sem produzir accidentes. Mas se a pessoa é tuberculosa, embora a doença se não tenha ainda manifestado por symptoma algum, na incisão forma-se dentro de poucos dias, uma pustula analoga á que produz a vaccina.
Esta reacção particular, que permite reconhecer a tuberculose desde o seu inicio, produz-se egualmente nos animaes, como verificou o professor Valle, de Alford.
(...)
Eis um signal que permite reconhecer, d’um modo bem simples, a tuberculose desde o seu inicio. E se acrescentarmos que a sciencia diz e prova que a tuberculose é curavel desde que seja atacada a tempo, comprehender-se-ha certamente a enorme importancia de tal descoberta.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Processo de descobrir e curar a tuberculose no seu inicio"
in Diário dos Açores
de 29 de Julho de 1907, nº. 4846, p. 2 (col. 2-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=258.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia