Texto da entrada (ID.2600)
Na serie de maravilhas das sciencias applicadas temos agora a registar a photographia da voz.
Certamente, muita gente não conceberá como se possa photographar a voz e ainda menos qual a utilidade de uma tal photographia.
Já ha tempos o dr. Marcy, de saudosa memoria, apresentara uma serie de notas á Academia de Sciencias de França, obtidas da observação dos apparelhos do seu laboratorio. Era já um grande passo, mas não satisfaziam plenamente, porque os apparelhos ainda imperfeitos, supprimiam algumas vibrações e introduziam outras, falseando muito o resultado.
Veiu agora o dr. Marage com um novo e perfeito apparelho, tornando possivel a perfeita e nitida photographia da voz.
Este apparelho fixa immediatamente as vibrações que a voz imprime a uma tenue pelicula de borracha, transmitte a um pequeno espelho plano que lhe segue todos os movimentos. A fonte de luz é a mesma usada no telegrapho extra rapido apresentado á sociedade de physica em novembro de 1906 e permitte economisar papel, escrevendo como na escripta ordinaria, perpendicularmente ao eixo do papel sensibilisado.
Este papel é arrastado em um movimento continuo por duas laminas paralelas.
Depois de ter recebido a impressão passa successivamente em dois banhos, um revellador e outro fixador e sae prompto, com o retracto inconfundivel da voz, sem retoque possivel.
Todo o apparelho é accionad por um pequeno motor electrico com regulador de modo que o movimento seja bem uniforme.
Quem quizer ver a photographia da sua voz cante deante de um bocal e em breve desenrolará a fita photographica mostrando se o cantor tem compasso, se a voz é boa, se tem uma capacidade vocal sufficiente, se a dicção é perfeita, se tem falhas na voz.
É um apparelho instructivo e cruel. É inutil pretender commovel-o. Desenrola implacavelmente os seus 20 metros dizendo a verdade. O professor de canto ou de dicção não precisa mais, com circumloquios delicados, fazer o alumno comprehender os proprios defeitos, mostra-lh’os na photographia.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A photographia da voz"
in Diário dos Açores
de 15 de Outubro de 1908, nº. 5206, p. 1 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2600.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Palavras Chave
Notícia