Pensamentos, Palavras e Obras
FIGURAS MAIORES
GALILEU
Um dos cerebros mais privilegiados que a sciencia tem justamente registado, e uma das maiores figuras que o mundo conheceu foi, por certo, Galileu. Matematico, fisico e astronomo, teve, no principio da sua vida, o caminho traçado para as artes, por influencia de seu pai, compositor e musicografo de Florença.
A sua intuição, todavia, não visava o campo das artes, e ainda novo se dirigiu para Piza [sic], onde cursou medicina e filosofia.
Sendo ainda estudante na Universidade daquela cdade italiana, notou, um dia, com particular interesse, que uma lampada suspensa na cupula da catedral se balouçava em oscilações isócronas, isto é: com movimentos da mesma duração. Daqui lhe surgiu a ideia de aplicar o pêndulo á medição do tempo, o que correspondeu a um grande passo para a construção dos relogios.
Galileu dedicou-se então exclusivamente ás matematicas, não tardando que a profundidade dos seus estudos o colocasse na cátedra da Universidade de Pádua.
São numerosos os seus inventos, dos quais se destacam o do termómetro e o da balança hidrostatica, que lhe serviu para a determinação das densidades. Deve-se-lhe tambem a lei do movimento, dos corpos submetidos á acção da gravidade ou da gravitação.
Sob o ponto de vista astronomico, foram verdadeiramente notaveis as suas descobertas e ensinamentos; ele proprio construiu um telescopio, com que realizou valiosas e esclarecidas observações do mundo lunar, conseguindo nessa ocasião medir-lhe as montanhas, e descobrir as «librações», pequenos movimentos, dificeis de descrever, neste espaço.
Do estudo, pelo sabio, feito do planeta Jupiter, resultou a descoberta dos seus satélites, até ali inteiramente desconhecidos.
Não parava ainda a sua grande penetração pelo espaço longinquo, alcançando a suma gloria de descobrir em volta de Saturno o anel maravilhoso, essa grande cinta luminosa que o cerca nas alturas.
Verificou e mediu a rotação do Sol; do conjunto racional de todos estes elementos, que reputou irrecusaveis, tirou logicamente a confirmação do sistema de Copérnico, que, como é sabido, estabelece o movimento da rotação da terra, em vez de o dos astros na curva aparente do céu.
A firmeza, porém, do seu pensamento sobre as leis que regem o universo importou graves amarguras e sacrificios á sua vida. Assim que o gran-duque Cosme II o levou para a Toscana, rodeando-o das maiores honrarias, põem-se os seus inimigos em campo caluniando o sabio, diante do Pontifice. Ergue-se então uma formidavel intriga com a Igreja, movida pela maior parte da sciencia europeia. Roma classifica de absurdo o sistema defendido por Galileu, ao mesmo tempo que o acusam de heresia.
O ataque vai ao ponto de lhe ser imposta a abjuração das suas ideias, o que o levou a regressar a Florença, onde mais tarde tentou, em verdade, um tanto vagamente, retomar a defesa do novo sistema, o que o arrastou aos tribunais do Santo Oficio, onde sofreu as maiores humilhações.
Galileu foi condenado, sendo-lhe concedido o direito de viver nos arredores de Florença, onde viveu sob a vigilancia da Inquisição, como a maior afronta aos seus setenta anos cheios de estudo e de gloria.
ARMANDO DE LUCENA.
[NOTA - Este artigo integra o suplemento infantil do DN, e cujo nome é 'Noticias Miudinho']
Armando de Lucena - "Pensamentos, Palavras e Obras / (...) / GALILEU"
in Diário de Notícias
de 22 de Janeiro de 1925, nº. 21196, p. 5 (margem inferior). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2603.