Texto da entrada (ID.2606)
Um eclipse parcial do sol
que poderá ser observado hoje durante tres horas
Conforme já noticiámos na segunda feira, na interessante secção deste jonral «A Semana Astronomica», firmada pelo ilustre director do Observatorio da Ajuda, sr. Frederico Oom, pode observar-se hoje em Lisboa, um eclipse parcial do sol, fenomeno que os sabios aproveitam sempre para interessantes estudos sobre o astro em redor do qual a terra gravita, constituindo ao mesmo tempo um atraente espectaculo para os leigos em assuntos relacionados com a astronomia.
O eclipse será total numa extensa area que vai das proximidades dos lagos canadianos até a um ponto do Atlantico entre a Escocia e a Islandia.
Em Lisboa será, pois, parcial, podendo observar-se o fenomeno desde as 2 horas e 52 minutos da tarde, em que começará a ver-se cercado o bordo ocidental do disco solar, aumentando esta aparente destruição até ás 4 horas e 1 minuto, em que se verão encobertos seis decimos do diametro do astro. Daqui por diante tornará a diminuir a porção eclipsada, até que ás 5 horas e 52 minutos o sol terá retomado a planitude [sic] da sua forma circular perfeita.
O eclipse deve ser observado com um vidro córado ou fumado, sendo perigosissimo para a vista fazer uso de oculo ou binoculo sem tomar essa indispensavel precaução.
[NOTA - Contém três ilustrações, cuja legenda é “Da esquerda para a direita: o começo, a fase maxima e o final do eclipse de hoje”]
Referência bibliográfica
[n.d.] - "UM ECLIPSE PARCIAL DO SOL"
in Diário de Notícias
de 24 de Janeiro de 1925, nº. 21198, p. 1 (c. 1-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2606.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Palavras Chave
Notícia