Texto da entrada (ID.261)
Falou-se recentemente de um explorador americano, o dr. Cook, que se propõe attingir o pólo norte n’uma machina automovel, que será simultaneamente carro e barco e que poderá caminhar, tanto em terra como sobre gelo ou pela agua, com uma velocidade de 16 kilometros por hora; mas reclamando essa viagem para despezas 200 contos, o explorador, a fim de formar esse capital, adiou a expedição para o proximo anno.
Um pouco mais serio parece o projecto do tenente Shackditon, da marinha ingleza, que tomou parte na ultima expedição antarctica do capitão Scott, e que se prepara, para tentar a conquista do pólo sul em automovel. A partida estava fixada para Julho.
Os membros da expedição, em numero de 12, entre os quaes sabios distinctos, deviam reunir-se em Lyttleton, extremo sul da Nova Zelandia. Um navio os levará a um porto do continente antartico, a 730 milhas do polo, onde instalarão os seus quarteis de inverno. D’ahi emprehenderão de novo o itinerario da anterior expedição, para avançar quanto lhes permitta o bom funcionamento do automovel, que rebocará os trenós.
Chegará ao polo? As ultimas explorações demonstraram a existencia de um immenso platano que dá accesso á extremidade do eixo terrestre e que constitue uma pista ideal.
A expedição não terminará antes de fevereiro de 1909.
Referência bibliográfica
Mercurio - "Casos e notas - Aos polos em Automóvel"
in Diário dos Açores
de 2 de Agosto de 1907, nº. 4850, p. 1 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=261.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Ciênias da Terra
Outros
Indústria
Palavras Chave
Notícia