Texto da entrada (ID.2633)
(médico russo que acha que a epidemia se pode combater pela aplicação de uma vacina, no entanto tambem devem ser adoptadas medidas sanitarias e profilaticas. )
p. 2 Um jornalista francez procurou saber a opinião do illustre professor Metchnikoff, o eminente sub director do Instituto Pasteur.
É inutil – diz o grande sabio – uma pessoa vaccinar-se. Não, porque a vaccina de Haffkine, preparada com culturas vivas do vibrião cholerico, ou a vaccina de Kolle, fabricada com bacillos mortos, não sejam efficazes. Mas esta vaccinação é perfeitamente inutil se se tomarem as precauções que eu tenho indicado muitas vezes: beber agua fervida; comer alimentos quentes, evitar pratos frios, os legumes, os fructos que puderem ser de qualquer modo emporcalhados. A inoculação d’essas vaccinas não se faz sem dor. É inoffensiva, é verdade, mas muito dolorosa, e a reacção é das mais vivas.
No Instituto Pasteur temos feito d’essas vaccinações, ha alguns annos, e um dos nossos empregados do laboratorio oppôz-se absolutamente a segunda inoculação. Não se póde dizer com certeza que uma pessoa vaccinada fica immune contra o cholera. Demais, a vaccina não póde senão immunisar contra o cholera, prevenil-o, mas não é um auxiliar no tratamento. O unico remedio que se possue contra o cholera é o soro, descoberto por Salimbeni, Roux e por mim, e n’este momento experimentam-no em S. Petersburgo contra a epidemia.
O cholera curado pela morphina
(o médico R. Burkitt tratou um grande número de doentes no Egipto aplicou aos doentes injecções de 15 mg a 2 cg, curando algumas pessoas. No Instituto Pasteur não conhecem esta técnica).
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A guerra ao cholera - Deve-se applicar a vaccina quando o flagello se approxime? As opiniões do dr. Sinoisky"
in Diário dos Açores
de 19 de Outubro de 1908, nº. 5209, p. 1-2 (col. 6; 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2633.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia