Texto da entrada (ID.2640)
O sr. José Rodrigues Seabra obteve privilegio de invenção, em França, d’uma roda horisontal de palhetas novas moveis, destinada a aproveitar quer o fluxo ou refluxo das marés, quer a acção das correntes d’agua em que a differença de nivel a montante e a jusante do mortor não permitte o emprego de turbinas. A parte mais importante do invento d’aquelle nosso compatriota é o machinismo que obriga as palhetas a manterem-se verticaes durante as varias phases da rotação do motor. A posição vertical das palhetas dá, como é evidente, o ellas entrarem na agua e d’ella sairem sem a menor resistencia possivel, offerecendo ao mesmo tempo durante a sua permanencia parcial ou total no seio do liquido a superficie sempre normal á acção da corrente.
D’este modo utilisa o motor o maximo de força viva, dando por isso o maior rendimento de que são susceptiveis os motores hydraulicos d’acção inferior. O motor será collocado entre duas barcacas parallelas e tornadas solidarias por meio de ligações em cruz de Santo André. A altura do systema acima do nivel d’agua será tal que a palheta inferior mergulha totalmente. O parecer dos engenheiros srs. Mello de Mattos e Salrea Prado é muito lisongeiro para o novo invento.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Um invento portuguez"
in Diário dos Açores
de 26 de Outubro de 1908, nº. 5215, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2640.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Palavras Chave
Notícia