Texto da entrada (ID.2649)
Annuncia o “New York American”, que o insigne Graham Bell, o famoso inventor do telephone, está concluindo a construcção d’um aeroplano de seu invento, que permittirá ao problema da navegação aerea dar um passo gigantesco, no caminho pratico.
Em que principio se funda o projecto do velho inventor não nol-o diz o jornal “yankee”, mas aquelles que conhecem a perfeição de todos os apparelhos inventados por Graham Bell sabem que quando este sabio annuncia um invento, trata-se sempre de coisa séria e verdadeiramente pratica.
Ao mesmo tempo, outro jornal, o “New York Tribune”, dá conta das conferencias celebradas nos ultimos dias pelo celebre aeronauta Farman com outro inventor não menos celebre do que Bell, o “magicien” Edison, como lhe chamam os americanos, o maravilhoso inventor do phonographo, do telephone com pilhas, das modernas lampadas de incadescencia e de outros mil apparelhos notaveis. Se as informações do collega não são erroneas, está resolvida a maior difficuldade que se oppunha ao triumpho do aeroplano sobre o dirigivel. Esta difficuldade estriba-se na necessidade actual de conseguir o impulso inicial por movimento rectilineo horizontal. Edison affirma que o seu apparelho se elevará directamente, em sentido vertical.
Quem resolverá d’um modo pratico e definitivo o formidavel problema? Edison ou Graham Bell?
Esperemos e tenhamos esperança. O problema não póde estar em melhores mãos.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Impressões e notas - Graham Bell e Edison"
in Diário dos Açores
de 3 de Novembro de 1908, nº. 5222, p. 1 (col. 2-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2649.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Sistema de Transporte
Personalidades
Palavras Chave
Notícia