Texto da entrada (ID.2664)
O homem que hoje em dia mais sabe ácerca dos tremores de terra é Milne, que depois de passar muitos annos no Japão, dirigindo o observatorio scismico d’aquelle paiz, se estabeleceu na Inglaterra, onde é um dos membros mais conspicuos da real sociedade.
Milne revelou, ha pouco, que em consequencia de numerosissimas e demoradas observações, poude estabelecer a lei das vibrações da terra.
Diz que o nosso planeta estremece pelo menos de quinze em quinze segundos. E, o que é mais importante, accrescenta que os tremores de terra teem um diapasão q que se se quizer evitar, que causem destroços, deve observar-se cuidadosamente se os edificios vibram pelo mesmo diapasão que a terra, se não reunem esta circumstancia, quando ocorre na terra um abalo brusco, esses edificios teem toda a probabilidade de desabar; ao passo que, se vibram pelo mesmo diapasão que a crosta terrestre, as suas probabilidades de ficarem incolumes são muito maiores.
Além d’isso, aconselha que, em paizes como o Japão e as Philippinas, onde são frequentes os tremores de terra, se devem abrir fóssos em redor das casas e outros edificios, com o fim de cortar as ondas, que corram ao longo da superficie terrestre.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O rythmo dos tremores"
in Diário dos Açores
de 12 de Novembro de 1908, nº. 5230, p. 2 (col. 4-5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2664.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Palavras Chave
Notícia