Texto da entrada (ID.2667)
(ovos cozidos obtém-se por meio de radiação luminosa, sem necessidade de água. A cozinha tem moveis electricos, manteigueira, amassador, o cozinheiro coloca-se em frente ao aparelho que funciona por meio de alavancas, e produz maioneses e afins. Da mesma forma se lavam os pratos, cerca de 50 de cada vez, dispensando a limpesa com pano e rodilha, pois tanto a louça como os cristaes saem limpos e secos da maquina. Depois passa à dispensa, onde há um ascensor. (...)
Quanto ao electrophone é tão potente que transmitte a voz humana a grande distancia, com absoluta clareza. Uma alavanca pequena manuseada a tempo permitte a mudança p. 2 do timbre de voz, de modo que o dono da casa quando assim lhe convenha, possa negar-se aos importunos.
Junto de todas as portas ha apparelhos avisadores de incendio que por meio duma reguasita podem ser graduados á vontade.
(no quarto há um sistema para aquecer a cama, prepara-se o banho num minuto, abrem-se os postigos, do nada surgem numa mesa o café, o chocolate e os jornais. Para escrever cartas basta ditálas para que apareçam escritas no gramofone em grossos caracteres perfeitamente legiveis.)
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A casa magica - Maravilhas da electricidade – A moradia de Jorge Knap – Quinhentos e cincoenta contos de réis em installações – A realisação de um conto de fadas"
in Diário dos Açores
de 13 de Novembro de 1908, nº. 5231, p. 1-2 (col. 6; 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2667.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Vida Urbana
Outros
Palavras Chave
Notícia