A agua é o elemento principal do nosso corpo, pois forma oito decimos do nosso peso total.
A agua é o unico dissolvente da natureza, o vehiculo que transporta até ao nosso sangue e às cellulas que formam os tecidos todos os principios alibeis, isto é, que as nutrem e entretem na sua composição e funcções.
A agua é ainda o vehiculo que transporta do interior dos tecidos para fóra do corpo todos os venenos, toxinas, lencomainas, ptomainas, isto é, todas as impurezas prejudiciaes ao organismo que o penetraram ou se formaram no seu interior.
Os alimentos não se transformam em sangue senão depois de dissolvidos no liquido aquoso.
As impurezas do nosso interior só quando dissolvidas no liquido inter-cellular podem ser eliminadas em transpiração insensivel ou suores, na expiração pulmonar, nas urinas, nos dejectos diarrheicos.
Esta propriedade eliminadora da agua faz d’ella o melhor purificador do sangue.
A agua fria bebida aos golos espaçados activa as contracções dos intestinos e provoca as dejecções, combatendo a prisão de ventre.
Tomada em quantidade, a agua produz uma diarrhea abundante, dissolve e arrasta as areias renaes.
Se depois de beber quatro ou outo decilitros d’agua fria fizermos exercicio, sobretudo n’uma atmosphera tepida ou quente, determinamos uma transpiração abundantissima, muito efficaz em todas as doenças infecciosas: syphilis, rheumatismo p. 2, febres eruptivas, gotta, febre typhoide, etc.
(funciona tb como expectorante nas bronquites, anti pirético, ajuda a combater estados dyspepticos, tomada ao deitar facilita a lavagem e purifficação de todas as celulas do organismo)
Finalmente, a agua é tão indispensavel ao nosso organismo que o homem pode viver, como o teem provado varios jejuadores, 40 dias sem comer e não dura 8 sem beber.