Texto da entrada (ID.2696)
Isidore Hislaire, de Bruxellas, é o inventor de um novo methodo de conservação dos generos alimenticios, que ameaça sériamente a industria dos frigorificos. No “Chambr’s Journal” vem um artigo firmado por F. A. Talbot, que descreve o novo processo scientifico da conservação das carnes, tal como aplica o inventor belga.
(o processo consiste em meter numa camara hermeticamente fechada onde se introduz o fumo de uma pastilha. A oxidação provocada pelo fumo faz com que o alimento não se estrague. Ao ser retirado do recipiente pode ficar ao ar que não se estraga. Quando é cozinhado o gaz liberta-se, o alimento retoma as condições anteriores. A composição do vapor produzido é carbonio, com cheiro acre, que faz chorar os olhos e doer a cabeça quando respirado. Tem a vantagem de se poder utilisar em espaços grandes e pequenos, é barato, resolve os pequenos problemas domésticos de conservação de alimentos. Relato de uma experiencia com 5 nacos de toucinho, sendo q o que não foi submetido ao tratamento apodreceu. Os esterilizados foram exibidos durante 32 dias. O vapor de carbonio destroi em 15 minutos todos os micro-organismos, incluindo os bacilos de febre tifoide, cólera, pneumonia, supuração e antraz.)
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Os alimentos em conservação"
in Diário dos Açores
de 7 de Dezembro de 1908, nº. 5251, p. 1 (col. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2696.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Educação Cientifica
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia