Texto da entrada (ID.2709)
De Seattle communicam que chegou alli o capitão Michelsen, explorador dinamarquez, commandante da expedição anglo-americana ao mar Beaufort, o qual fez as declarações seguintes:
Vinha directamente da região de Alaska e o seu navio, o “Duqueza de Bedford”, perdeu-se nos gêlos, no alto mar á altura da ilha de Playman.
O geologo Ernesto Ochoven, que fazia parte da expedição, ficou na ilha de Playman, afim de continuar os seus trabalhos scientificos, e o capitão Michelsen, abandonando esses logares a 10 de outubro ultimo, seguiu ao longo da costa occidental de Alaska e tomou a direcção de Homa; seguindo depois o rio de Yoken para Fort-Gibson, e chegando por fim a Fair Banks, a expedição descobriu a costa de um continente immergido no mar de Beaufort, crendo-se que, se existe alguma terra além do referido mar, deverá tratar-se de um continente desconhecido.
As noticias colhidas agora sobre o assumpto poderão ser de summa utilidade ao capitão Michelsen, quando, em nova expedição, tente chegar ao alludido continente desconhecido. A exploração feita em trenós, pelo capitão dinamarquez, demonstrou a existencia de um continente, além do qual se encontra um mar profundissimo, provando se assim que o mar de Beaufort não é uma bacia pouco profunda, como se julgára até agora.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Um continente novo"
in Diário dos Açores
de 22 de Dezembro de 1908, nº. 5263, p. 1 (col. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2709.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Palavras Chave
Notícia