Texto da entrada (ID.2712)
A influencia da Lua é tida em grande conta pelos nossos lavradores, não sé para a escolha do tempo de córte das madeiras, mas tambem para o das plantações e sementeiras.
Assim, é corrente nas aldeias que se deve semear e plantar no primeiro quarto da Lua quem quizer ter plantas fortes, vigorosas, de bom e rapido desenvolvimento; cortar as madeiras no declinar da Lua quem quizer que a madeira dure muito e não seja atacada nem pelo caruncho nem pelos numerosos e variados parasitas animaes e vegetaes que vivem à custa das madeiras seccas.
Os tamanqueiros dizem que a goiva conhece sem hesitações a madeira que foi cortada em boa Lua, e os carpinteiros asseveram que a plaina corre tambem n’ella melhor que na cortada em má Lua.
Esta crença na influencia da Lua no reino vegetal e animal é muito antiga e está fundamente arreigada.
(dá exemplos históricos deste procedimento, desde época romana, depois no séc. XVI com Olivier de Serres, François Arago, astronomo francês demonstrou cientificamente que a Lua só exerce sobre a terra uma unica influencia, a da atracção, que produz as altas e as baixas marés maritimas, e o que se poderia chamar as altas e baixas marés atmosféricas.)
Daqui resulta que os dias de mais chuva, sobretudo no inverno, téem lugar entre o primeiro quarto e a Lua cheia, e os dias de menos chuva entre os ultimo quarto e a Lua nova. Os dias serenos são sempre mais frequentes no ultimo quarto de Lua devido a essa menor influencia de attracção sobre a terra.
Portanto, para as sementeiras e plantações, o periodo de maior humidade provocado pela maxima attracção da Lua, isto é, entre o primeiro quarto e a Lua cheia, e para os córtes de madeira o periodo de maior sêcca, isto é, o declinar da Lua.
Uma arvore cortada de pouco tem a propriedade de absorver de prompto a agua das chuvas, que n’ella penetra através a casca, infiltrando-se-lhe no alburno. Como a agua das chuvas contém saes ammoniacaes que ficam assim em suspensão nas cellulas da madeira, e, como os insectos só atacam a madeira cortada para encontrar n’ella o azoto, eis a razão por que, sendo as arvores abatidas no primeiro quarto da Lua, que é, em geral, o periodo chuvoso, a madeira que ellas fornecem então está mais sujeita aos ataques dos insectos do que a cortada no periodo sêcco.
(...)
Porto
Referência bibliográfica
Eduardo Sequeira - "Secção agricola - A lua e a agricultura"
in Diário dos Açores
de 23 de Novembro de 1908, nº. 5264, p. 1 (col. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2712.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Ciências da Natureza
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia