Texto da entrada (ID.272)
Na ultima sessão da Academia das Sciencias, de Paris, foi apresentado um trabalho de M. Fleig ácerca de certos soros artificiais. O auctor preparou uma solução salina que apresenta a mesma composição que o plasma sanguineo. Esta composição possue a propriedade de manter a vida e a irritabilidade de um orgão n’ella mergulhado. Um coração pode continuar a pulsar não só durante dias, mas até durante semanas. Variando as proporções das substancias, o auctor pôde determinar o papel de cada uma. Assim, a cal augmenta a contracção do coração; a potassa a dilatação.
O dr. Roux apresentou uma nota dos srs. Mazet e Pacot ácerca de uma molestia nos vinhos Champagne que se revela ao viticultor por uma leve cor azulada. Esta molestia é occasionada por um precipitado azul produzido por um microbio que, pelas suas diminutas dimensões, não pode ser detido pela filtragem.
Tambem se tratou de uma molestia das amendoas, causada por um parasita importado do Japão e que faz terriveis estragos nas amendoas da Provença. Não tendo dado resultados nos processos até aqui empregados para destruir o parasita, o dr. Loverdo submeteu-o a temperaturas baixas, conseguindo, senão matar o parasita, pelo menos entorpece-lo, o que já é importante.
Referência bibliográfica
Mercurio - "Casos e notas - Descobrimentos scientificos"
in Diário dos Açores
de 16 de Agosto de 1907, nº. 4861, p. 1 (col. 3-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=272.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia