Texto da entrada (ID.2732)
VAPOR «SEVILHA»
Vão começar as reparações de que carece
Vão dentro em breve começar as pequenas reparações de que carece o vapor «Sevilha», ha pouco chegado ao Tejo, que foi trocado pelo velho paquete «Porto», que tinha sido condenado a pontão pela comissão de vistoria que lhe procedeu ao respectivo exame.
Em volta dos vapores «Sevilha» e «Porto» foi levantada forte discussão, muito especialmente a dentro do Parlamento.
O «Sevilha», que ficará considerado como um dos nossos melhores barcos de carga, tem 324 pés de comprido, 46 de boca e 25 de pontal; a tonelagem bruta de 3751, verificada a liquida de 2.269 e a «deadweight» de 5.400. Tem 4 porões com 5 escotilhas, dois dos quais com coberta desmontavel e um outro, ‘«deeptant», que pode comportar 394 toneladas de carga ou oleo para combustivel ou lastro.
Em todo o barco, construido em aço, em fins de 1919, na America, ha uma capacidade total para 269.600 pés cubicos de carga. A maquina é turbina de sistema «Westinghouse» e tem a potencia de 1.500 cavalos, com duas caldeiras, possuindo ainda dois dinamos para energia electrica.
O «Sevilha» está provido das melhores comodidades e instrumentos exigidos pela navegação moderna, tendo até um excelente frigorifico, um grande projector e posto de telegrafia sem fios com potencia de 2 kw.
O consumo diario é de 20 toneladas de nafta, mas, devido ás reparações que vai receber, ficará gastando apenas cerca de 16 toneladas. É comandado pelo capitão da marinha mercante sr. João Henriques Morais, tendo como imediato o sr. Eduardo Lopes Sequeira e como engenheiro maquinista o sr. José Lopes dos Santos.
[NOTA - Contém uma fotografia]
Referência bibliográfica
[n.d.] - "VAPOR «SEVILHA»"
in Diário de Notícias
de 19 de Maio de 1925, nº. 21310, p. 2 (c. 3-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2732.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Sistema de Transporte
Palavras Chave
Notícia