Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2743)

O MAL E O BEM

Os gazes asfixiantes

a arma terrivel da guerra, tansformados num remedio eficaz utilizado pela medicina

Não ha como os medicos, senhores, para descobrir coisas mirabolantes… Que o diga a multidão das suas vitimas! Tempos houve em que o matasanos nos fazia engulir, para bem da saude, bichos de conta moídos, licôr de sete cágados, fezes de ouro, o diabo a quatro e a sogra a oito… (…)

…Agora descobriram os medicos americanos – estas coisas ás vezes vêm da America! – que a melhor coisa para curar constipações é o gás asfixiante. Não é novidade de maior, vamos lá! de mil e um desgraçados sabemos nós que estando de nariz a pingar nas trincheiras ficavam repentinamente curados e para todo o sempre: uma vaporada valente de cloro e zás! era um ar que lhe dava na constipação. O constipado, valha a verdade, era tambem um ar que lhe dava, mas isso não importa ao caso; o que importa é saber que a pingadeira do nariz parava para todo o sempre. «Vive la science!». como no jovialisssimo «Bourgeois gentilhomme» se dizia… De modo que a novidade já não é grande, a não ser que, segundo a sciencia americana acaba de apurar, não são apenas as constipações, bronquites benignas, gripes ou coqueluches humanas que batem em retirada perante os vapores do cloro: os cavalos tambem beneficiam da nova descoberta e estão dispostos a prescindir do vinho quente que era de uso botar-lhes pela boca abaixo em caso de constipação. O processo é simples: os pacientes são encerrados num quarto e em cada litro de ar respiravel dá-se-lhes 2 centesimos de miligrama de cloro. Como se vê, um processo suave: os alemães, esses, inimigos de delicadezas, eram mais prodigos – ou mais brutos, se preferirem – e davam ao paciente das trincheiras um empanturramento de gás. Por isso a cura era mais rapida, acabando com a doença em poucos minutos, ao passo que a nova cura americana exige quatro horas de tratamento aturado, reduzindo o homem ao estado de chouriço posto ao fumeiro…

Como os leitores vêem, a sciencia avança e o novo remedio é muito capaz de dar resultado. Em todo o caso, se o leitor dá licença, nós vamos tomar já mas é um cházinho de limão. Valeu?


Referência bibliográfica

[n.d.] - "O MAL E O BEM / Os gazes asfixiantes" in Diário de Notícias de 21 de Fevereiro de 1925, nº. 21225, p. 1 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2743.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Palavras Chave


Notícia