Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2746)

CRONICA MEDICA

A tuberculose é curavel

A proposito das esperanças postas no medicamento preparado pelo dr. Mollegaard, e já que estas singelas cronicas se destinam principalmente á propaganda da higiene, vejamos em que condições se deve falar da tuberculose como doença curavel.

É a tuberculose a mais espalhada de todas as infecções cronicas. Poucos escapam á acção do bacilo de Koch. Cêrca de 90 por cento dos individuos adultos têm lesões tuberculosas, apesar da grande maioria nunca ter tido necessidade de por tal motivo procurar medico, porque nunca delas resultaram sinais de doença. São pequenos fócos, silenciosos, que fazem a sua evolução para a cicatrização sem se manifestarem claramente. É por isso que fez carreira a celebre frase: a tuberculose é a mais curavel de todas as doenças.

Mas se isto é assim de facto, tambem é verdade que quando as lesões ganham extensão e actividade tais que o portador delas se sente realmente doente, o caso passa a ser serio, e frequentemente o mal não retrocederá. A tuberculose deixa então de ser a mais curavel de todas as doenças, para ser uma doença de incontestavel gravidade.

O problema tem assim dois aspectos dominantes: o de evitar que a tuberculose silenciosa e sem perigo que quasi todos têm se transforme em tuberculose declarada por evidentes sinais da doença. Ficará o primeiro para outra vez, e digamos duas palavras sobre o segundo, a proposito das promessas do Sanocrysin.

Todos sabem que varios processos medicos têm sido e são empregados para combater a tuberculose, e que casos felizes aparecem a atestar a sua eficacia; todos eles são complemento da base fundamental dos tratamentos, que é constituida pela consabida tríade: repouso, bom ar, boa alimentação. É a pratica de uma higiene adequada o esteio indispensavel de qualquer metodo de tratamento da tuberculose. Ha casos felizes, e ha muitos que o não são. Quantas vezes os doentes, apesar de todos os cuidados e de todos os recursos da medicina, vêem o seu mal progredir e avançar o espectro da morte!

Falta ainda o meio de cura especifico, o remedio que actue regularmente sobre a tuberculose, com aquela eficacia, raro desmentida, da quinina no sezonismo ou do sôro antidifterico na difteria. Quando se anuncia um remedio dessa ordem, passa no mundo medico um grande clarão de esperança. É o caso de agora.

No dia em que se descobrir tal remedio, a maioria dos casos de tuberculose será curada. Mas é preciso não nutrir ilusões: serão curados os doentes na sua maioria, mas apenas na sua maioria. Quando as lesões forem já muito grandes, ou quando a doença se apresentar com uma marcha rapida, de mau caracter, nenhum medicamento será capaz de anular os seus efeitos. Porque, ainda que em tais condições os bacilos possam ser todos mortos, reduzidos á inacção, os descalabros que causaram não permitirão mais do que uma sobrevida transitoria e precaria[.]

Por mais dolorosas que sejam as consequencias deste raciocinio, temos que as aceitar tais quais são, e não pedir á sciencia o que ela não pode dar. Muito fará ela se conseguir uma medicação que actue sobre os bacilos com nitidez e segurança. Estará essa medicação no Sanocrysin? É o que urge averiguar.

Na Associação Medica Lusitana propus, com unanime aprovação, que se pedisse ao governo a nomeação de uma comissão oficial para experimentar scientificamente a acção do novo método. É o unico caminho a seguir para se chegar a uma conclusão séria sobre o seu apregoado valor, que oxalá seja plenamente confirmada.

Dr. A. Garrett.

Delegado de saude.


Referência bibliográfica

A. Garrett - "CRONICA MEDICA" in Diário de Notícias de 23 de Fevereiro de 1925, nº. 21227, p. 4 (c. 7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2746.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Outros
Palavras Chave


Notícia