Texto da entrada (ID.2755)
A acção fertilisante do sulfureto de carbono
Depois dos trabalhos de Girard e de Oberlin sobre a acção do sulfureto de carbono nas terras, apareceram os estudos de Mancieu e de Brialles, nalgumas vinhas da Champagne, com o fim de averiguar se, depois da sulfuretação, o azoto nitrificado aumentava ou diminuia no solo. As experiencias começaram em Novembro e foram feitas com 40 e 100 gramas de sulfureto, por hectare e as terras foram analisadas em Dezembro, Janeiro, Março, Maio e Junho.
Conclusões:
1.ª, A nitrificação anula a principio e fica estacionaria durante algum tempo, mas adquire depois maior energia e intensidade do que se estivesse apenas entregue aos fenómenos naturais.
2.ª, O sulfureto favorece sempre, em larga escala, a produção do azoto nitrico nas terras.
Estas conclusões concordam em parte com a opinião de Pagnoul, mas estão em desacordo com as do Perraud, que diz: «o sulfureto possui uma acção antiseptica muito sensivel sobre os organismos inferiores, paralisando as fermentações e nitrificações».
Sendo este um assunto da mais alta importancia para o nosso país, principalmente na época que atravessamos em que os adubos azotados estão por alto preço, parece que prestavamos um bom serviço á agricultura, chamando para ele a atenção dos tcnicos [sic] agricolas mais dedicados á quimica aplicada.
Osorio de Barros.
Referência bibliográfica
Osório de Barros - "A acção fertilisante do sulfureto de carbono"
in Diário de Notícias
de 7 de Março de 1925, nº. 21238, p. 5 (c. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2755.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Agricultura
Palavras Chave
Notícia