Texto da entrada (ID.2767)
SEMANA ASTRONOMICA
XIV
Lua Cheia pascal no proximo dia 9, quinta-feira de Endoenças…
Pouca gente decerto se recorda já que a Pascoa – além de cair sempre ao domingo, como diz o rifão – é sempre nas proximidades de uma Lua Cheia. Isto resulta astronomicamente, de que a antiquissima pascoa dos judeus estava fixada no dia 15 do seu mês de Nisan.
Ora, segundo o testemunho unanime dos evangelistas, a morte de Cristo na cruz foi numa sexta-feira á tarde, havendo sómente duvida se foi na vespera ou no dia da pascoa judaica. Por isso, nos primeiros tempos do cristianismo, a Ressurreição era festejada pelos cristãos ao mesmo tempo que os judeus celebravam a sua tradicional pascoa. Mas depois, reflectindo-se que deveria ser sempre num domingo para ser o terceiro dia depois da sexta-feira de Paixão, adoptou-se desde o seculo III a regra actual, que é, como se sabe: celebrar a Pascoa no domingo seguinte á primeira Lua Cheia depois de 21 de Março. Com efeito, desde que o ano judaico é luni-solar, referindo-se aos equinoxios mas tendo cada mês começo em dia de Lua Nova, o dia da pascoa judaica, 15 do mês de Nisan, cai sempe no dia dessa Lua Cheia, e a Pascoa dos cristãos é no domingo seguinte.
Mas dêste modo, não só a Pascoa cristã, como todas as correlativas «festas moveis», ficaram tendo a instabilidade consideravel que lhes vêmos. Ha muitos seculos já que isso tem sido censurado, até por alguns bispos, e mais recentemente, ha uns trinta anos, tomou essa oposição um caracter mais agudo, pelas diligencias e propaganda de varias entidades, principalmente comerciais e industriais, e agora até da propria Sociedade das Nações, pedindo-se uma reforma radical do calendario.
É possivel que este empenho não logre tão cedo uma realização, pois isso apresenta numerosos inconvenientes, presentes e futuros, mas o que parece talvez mais provavel é simplesmente fixar-se a festa da Pascoa no domingo que cair numa das datas de 4 a 10 de Abril (entre as quais é quasi certo ter caido o domingo da Ressurreição), reduzindo-se assim todas as diferenças a sete dias, variando seguidamente de ano para ano.
Seja como fôr, por enquanto – até que a Sociedade das Nações mande o contrario – temos a Pascoa ao domingo, numa semana de Lua Cheia.
E, por hoje, basta de penitencia para algum hipotetico leitor.
FREDERICO OOM.
Referência bibliográfica
Frederico Oom - "SEMANA ASTRONOMICA"
in Diário de Notícias
de 6 de Abril de 1925, nº. 21268, p. 1 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2767.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Palavras Chave
Notícia