INTERCAMBIO SCIENTIFICO
Medicos de Coimbra e Porto em Lisboa
Os medicos de Coimbra e Porto, que se encontram em Lisboa em missão de intercambio scientifico, assistiram ontem ás sessões operatorias do professor Francisco Gentil, no hospital escolar de Santa Marta. Este ilustre cirurgião fez, perante esses medicos, uma operação de apendicite e a cura radical duma hernia. O sr. dr. Antonio Martins fez tambem, com grande exito, uma plastia da face.
Estas operações deixaram os visitantes agradavelmente impressionados.
Seguiu-se a visita ao Sanatorio Popular do Lumiar, onde lhes foi feita pelos srs. drs. Cassiano Neves e Pacheco de Miranda, uma comunicação sobre o tratamento da tuberculose pela sanocrisina, já realizada por esses dois clinicos, tendo sido observados os doentes que a ele foram submetidos.
Os visitantes interessaram-se vivamente pelos casos trazidos ao seu conhecimento e exame, demorando-se no confronto dos resultados das analises bacteriologicas e radiograficas, relativas a estes doentes.
O funcionamento dos diversos serviços do Sanatorio mereceu tambem aos visitantes reparos atentos e minuciosos.
Na sessão operatoria do sr. dr. H. Monjardino, no hospital Estefania, foi feita por este ilustre cirurgião, com grande exito, uma miomectonia.
Decorreram tambem cheias de interesse as visitas ao Instituto Bacteriologico Camara Pestana e ao Instituto de Fisiologia, na Faculdade de Medicina, tendo neste ultimo, o professor Mark Atias, feito uma lição sobre fisiologia das capsulas supra-renais.
Os medicos do Porto e de Coimbra visitaram ainda o hospital de S. José, sendo acompanhados pelo sr. dr. João Pais de Vasconcelos, descendo depois ao Banco, onde assistiram aos chamados serviços de urgencia.
Na Maternidade, o professor Moreira Junior fez uma lição sobre «a operação cesariana», que em seguida executou.
Todos os serviços visitados mereceram os maiores elogios.
Á noite, na Sociedade de Sciencias Medicas, o sr. dr. Magalhães Lemos fez uma notavel conferencia sobre «Claudicação intermitente no decurso de snidroma [sic] parkinsoniano encefalitico».
(…)
O ilustre conferente fez uma larga exposição do seu notavel trabalho, concluindo por afirmar que a claudicação intermitente póde aparecer no decurso do sindroma parkinsoniano encefalitico. Esta claudicação difére da de Charcot e da de Dejerine pela sua etiologia, pela localização do seu «substractum» anatomico e pelo seu mecanismo.
Finalmente a lesão piramidal do parkinsoniano não teve, até hoje, influencia apreciavel na sua claudicação intermitente, nem nos outros espasmos tonicos que nele se desenvolvem.
(…).