MILDIO E OIDIO
É indispensavel que o viticultor este[ja] apercebido contra estes dois inimigos da videira e se vá, por consequencia, preparando para o tratamento, que deve ser feito oportuna e perfeitamente. E esse oportunidade surge com a provavel elevação da temperatura, que bem natural é que se dê em breves dias.
É grande a carestia de materias primas (sulfato e enxofre), como tambem a da mão de obra, mas que isso não seja motivo para que o viticultor desalente e deixe de tratar, pois assim perde tudo, na falsa ideia de que economiza.
Entretanto, penso que muito pode economizar, realmente, sem que deixe de tratar muito bem, desde que modifique a pratica muito generalizada no nosso país. (…).
Maior economia fará ainda o viticultor desde que faça o tratamento conjunto contra mildio e oidio, o que facil e eficazmente consegue por meio de calda mista, isto é, da calda bordeleza adicionada de enxofre, cuja formula é a seguinte:
Agua, 100 litros; sulfato de cobre, 1-1,5 quilo; cal, 1 quilo; enxofre, 2 quilos.
Põe-se o sulfato a dissolver como é costume. Dissolvido ele, faz-se uma pasta com a cal e agua, estende-se esta pasta num taboleiro [sic] de madeira e peneira-se sobre ela o enxofre pouco a pouco e amassa-se, de cada vez, o conjunto de modo que a pasta, de cada vez que se lhe juntar enxofre e se amassar, fique com côr perfeitamente homogenea; quando estiver sêca de mais junta-se-lhe um pouco de agua e, assim, sucessivamente, até que se tenha juntado todo o enxofre (1).
Feita esta pasta o mais homogenea possivel, por meio da perfeita amassadora á mão (e nisto está a perfeição da futura calda) dilue-se em agua como quando se faz o leite de cal para a calda simples, e depois procede-se em tudo, como se desta se tratasse.
Se depois da calda feita ainda acusar acidês, adiciona-se-lhe um pouco de leite de cal, sem enxofre, na quantidade necessaria para que fique neutra ou um pouco alcalina.
Como facilmente se vê, esta calda dá a economia da mão de obra correspondente á enxofra e dá tambem grande economia de enxofre.
E pelo que respeita á sua acção, é perfeita.
Facil é experimentar.
Porque não verificar cada um nas suas vinhas?
T. S.
(1) Para que o enxofre mais facilmente se encorpore com a cal, pode misturar-se-lhe, aos poucos e mexer muito bem com as mãos, 60 cc. de alcool e 6 cc. de oleina, ou mesmo só o alcool.
T. S. - "MILDIO E OIDIO"
in Diário de Notícias
de 10 de Maio de 1925, nº. 21301, p. 7 (c. 7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2774.