Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2778)

CRONICAS MEDICAS

As doenças da pele e os humores

Ha uma grande variedade de doenças de pele e para elas uma grande variedade de origens. Vê-se, portanto, como é absurdo empregar certa pomada ou loção para tratamento duma doença de pele, com fundamento de que um amigo ou vizinho obteve bons resultados com esse medicamento. A doença, em regra, não é a mesma, e pode até ser a mesma quanto á natureza das lesões e ter, no entanto, causa diferente, o que tudo determina outros processos terapeuticos.

Ha doenças de pele provenientes de causas locais e outras que são manifestações de perturbações gerais do organismo. Ponhamos de parte as doenças agudas, como a escarlatina, a variola, o sarampo, que determinam lesões cutaneas generalizadas, para sómente considerar os estados cronicos em que as perturbações de outra ordem mal aparecem ou se mostram com aparente independencia do mal da pele. Temos, por exemplo, as doenças cutaneas que têm oirgem [sic] em perturbações do aparelho digestivo e que uma higiene alimentar apropriada consegue debelar sem que para isso influam quaisquer pomadas, banhos ou loções.

Nestes ultimos tempos tem-se feito atenção em variadas doenças de pele ligadas a mau funcionamento das glandulas de secreção interna. Não admira que isso aconteça. Glandulas de secreção interna são uns orgãos que preparam substancias de especial actividade e função e as lançam para o sangue. Conforme elas funcionem mal ou bem, exageradamente ou deficientemente, assim variará a composição e propriedades do sangue e portanto as condições em que vive todo o organismo. Assim é natural que a pele se ressinta do mau estado de qualquer secreção interna, por ventura tendo que eliminar substancias que se não formariam se não existisse um estado patologico da glandula.

Resta saber se os factos observados se harmonizam com uma teoria de base tão simples e tão logica. Está provado que sim. Deixemos de parte as anomalias do sistema piloso que se observam algumas vezes em certos periodos da vida, pelo que respeita ao sexo feminino, o chamado «pano» que aparece com varios casos de gravidês, a côr bronzeada da pele que acompanha a progressiva deficiencia das capsulas suprarenais. Vejamos doenças que podem ter varias origens e são bem conhecidas, como o eczema ou as peladas da cabeça. Pois entre as causas desses males, ha que incluir as perturbações de funcionamento das glandulas de secreção interna.

Um caso: Uma rapariga de 15 anos tem no rosto e na cabeça um eczema de longa data, rebelde a todos os tratamentos locais. Um exame medico cuidadoso revela uma insuficiencia da hipofise. Trata-se a doente com extracto hipofisário, e o eczema desaparece.

Outro caso: Um rapaz de 17 anos tem uma placa de pelada desde os 8 anos, rebelde tambem a todos os tratamentos. Repara-se que o doente apresenta alguns sinais de insuficiencia tiroidea. Faz-se o tratamento proprio desta insuficiencia, administrando ao doente extracto tiroideu, e cura-se a antiga e teimosa pelada.

A literatura medica conta varios casos deste genero. Mas os medicos sabem que, tendo de contar as perturbações das secreções internas entre as causas dos males de pele, não podem atribuir-lhes senão um numero muito restrito de casos. O mesmo deve saber o publico, porque se supusesse que se tratava de casos muito frequentes e pusesse desmedidas esperanças no tratamento que lhes é proprio correria o tristes desilusões.

F. MIRA.

(…).

[NOTA - segue-se uma pequena série de respostas a leitores]


Referência bibliográfica

F. Mira - "CRONICAS MEDICAS" in Diário de Notícias de 14 de Maio de 1925, nº. 21305, p. 3 (c. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2778.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Outros
Palavras Chave


Notícia