Texto da entrada (ID.2797)
Um automovel cuja concepção dá resultados até hoje desconhecidos
Chrysler Six
No Chrysler Six a vibração não é diminuida, mas sim radicalmente eliminada; portanto o silencio é absoluto a todos os regimes, isto graças á sua cambota de 48 mjm., diametro dos moentes, assente em sete pontos de apoio.
Os seus travões hidraulicos nas quatro rodas dão uma segurança e uma suavidade nas travagens incomparaveis, e permitem [i]ndo a uma velocidade de 80 km. parar em 15 metros.
Apesar do seu motor de seis cilindros ter apenas 76 mjm. de diametro e 120 mjm. de curso dos pistons, e portanto de consumo diminuto, dá uma potencia de 68 HP., dando ao automovel uma velocidade de 10 km. â hora, mantendo a «prise directa» em todas as rampas e a todos os andamentos, graças á supressão absoluta de vibração.
A estabilidade na estrada, mesmo a uma velocidade de 120 km. á hora continua perfeita, mesmo depois de 40:000 km. de trabalho.
O seu carburador é munido de um purificador de ar Chrysler que impede a entrada das poeiras e corpos estranhos na admissão e, portanto, evita que estas impurezas prejudiquem a duração e conservação do motor, pois a poeira representa um verdadeiro esmeril nos cilindros.
Tambem munido de um «depurador de oleo», além dos filtros, não se podem misturar as impurezas de oleo queimado, e assim os carvões eliminados, mantem[-]se a temperatura do oleo mais baixa, sendo portanto mais perfeita a lubrificação.
Enfim, outro importante aperfeiçoamento: o oleo, por qualquer motivo, deixando de circular, um dispositivo impede a alimentação da gasolina, obviando portanto qualquer estrago no motor.
E por este conjunto unico, desconhecido em qualquer outra marca, que é actualmente o automovel mais aperfeiçoado do mundo, sem contestação possivel.
Agentes exclusivos:
A. BEAUVALET
R. 1.º Dezembro, 137
(Avenida Palace)
A casa de automoveis mais antiga do país.
NO PORTO:
Angel BEUAVALET [sic]
Rua Sá da Bandeira, 355
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Um automovel cuja concepção dá resultados até hoje desconhecidos"
in Diário de Notícias
de 28 de Maio de 1925, nº. 21319, p. 3 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2797.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Sistema de Transporte
Palavras Chave
Notícia