Texto da entrada (ID.2799)
Um notavel trabalho sobre o cancro pelo dr. Luís Adão
O sr. dr. Luís Adão, chefe de serviço na 2.ª Clinica Cirurgica, acaba de publicar um trabalho notavel intitulado «Algumas palavras» ácêrca do cancro e e especial do cancro da mama». Nele resume os meios de que a sciencia hoje dispõe para combater o cancro e refere-se aqueles com que entre nós se conta para o mesmo fim. Vulgariza toda a terapeutica e, com uma prosa, leve e elegante, numa exposição da maior clareza, dá o sinal de alarme ao perigo. O livro do dr. Luís Adão, feito no serviço do eminente professor dr. Costodio [sic] Cabeça, com quem o autor trabalha, é o resumo de um grande saber, o produto de uma investigação profunda, o resultado de uma experiencia de muitos anos, continuamente vendo e estudando. Do prefacio transcrevemos o seguinte trecho:
«É o cancro actualmente a mais cara das doenças. Custosa pela cirurgia que é o seu recurso fundamental, custosa pelos raios X e pelo radio que são os seus mais preciosos auxiliares. Um centro de luta anti-cancerosa necessita não só de cirurgiões para a parte operatoria, como tambem de especialistas no estudo dos corpos radio-activos, de especialistas em raios X, de anatomo-patologistas para confirmar o diagnóstico e definir as formas histologicas tão desigualmente sensiveis, de bacteriologistas para a diagnóse microbiana das afecções secundarias, e o concomitante preparo das vacinas e, finalmente, de um numeroso pessoal subalterno cuidadosamente instruido e adestrado. No serviço de Regaud, com 40 camas somente e para um movimento de 500 doentes anuais, utilizam-se 3 gramas de radio, 8 aparelhos de raios X ultra-penetrantes, com os seus respectivos tecnicos, e mais ainda 35 pessoas, das quais 13 exercem as funções de chefes de laboratorio. E, apesar disso, Regaud declara: «Je me sens miserable».
Na «Fondation Curie» um cancro profundo e aproveitando os melhores aparelhos exige 20 a 40 horas de tratamento e algumss vezes mais! Quantas sessões, quantas horas de serviço medico e por vezes quantas empolas inutilizadas! Os mesmos embaraços financeiros surdem [sic] com o emprego do radio. Afóra a curieterapia do cancro do colo uterino, que é de todos os tratamentos pelo radio o mais simples e o melhor regulado, a que enormes doses de radio não obrigam as outras localizações! Na «Fondation Curie» para as adnopatias cancerosas cervicais as aplicações fazem-se de regra com 300 a 400 miligramas de radio mantido por 10 dias!
Não possuem os nossos hospitais (para vergonha de Portugal) um unico aparelho de raios X ultra-penetrantes e toda a soma de radio manejavel em Lisboa não alcança um grama! Como centro de tratamento pelo radio ha apenas as duas Clinicas Cirurgicas do Hospital Escolar, onde a competencia e a boa vontade dos respectivos directores vão fazendo, como vulgarmente se diz, das faquezas forças. Não ha portanto, e infelizmente, para seis milhões de portugueses (sobretudo para os pobres) um unico centro de luta anti-cancerosa tal como se deve compreender nos tempos de hoje».
O trabalho do dr. Luís Adão é uma honra para a sciencia portuguesa e registando-o, vivamente felicitamos o seu autor.
[NOTA - Com fotografia do médico]
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Um notavel trabalho sobre o cancro pelo dr. Luís Adão"
in Diário de Notícias
de 3 de Junho de 1925, nº. 21325, p. 1 (c. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2799.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia