Texto da entrada (ID.280)
A sua alteza o principe de Monaco acaba de ser dirigida a seguinte carta aberta pela Liga dos interesses publicos, que tem a sua séde em Lisboa:
(...) e muito lhe deve o Archipelago dos Açores com os estudos oceanographicos e meteorologicos a que Vossa Alteza Serenissima se dedica tão apaixonadamente.
(...)
Está reconhecidissima a importancia meteorologica dos Açores, ponto de passagem das tempestadas que provindo da America se dirigem para a Europa, principalmente por entre as ilhas das Flores e a do Fayal e por entre esta e a de S. Miguel, sendo o serviço meteorologico já creado em algumas ilhas a prova provada d’aquelle reconhecimento.
(...)
Averiguou-se que é possível estabelecer o observatorio meteorologico na ilha do Pico, a 2:180 metros d’altitude, do lado do sudoeste, com communicações faceis, mesmo durante o inverno...
(...) Ora sendo o Observatorio em questão, de vantagem internacional, sob o ponto de vista scientifico, importanto a todos e principalmente à navegação que cruza constantemente o Atlantico entre a Europa e a America, seria acceitavel que todas as nações interessadas se quotisassem para a montagem do observatorio e sua conservação, como para outros fins, de muita utilidade, já se quotisam.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Um observatorio meteorologico na ilha do Pico"
in Diário dos Açores
de 4 de Setembro de 1907, nº. 4877, p. 2 (col. 4-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=280.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Palavras Chave
Notícia