Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2804)

Serviço de submersiveis

«A evolução do submersivel depois da guerra» conferencia pelo 1.º tenente sr. Taborda Ferreira

A Direcção dos Serviços de Submersiveis, no bom desejo de fazer uma activa divulgação e propaganda da arma submarina, como indispensavel meio de obter o seu progresso e o desenvolvimento da nossa marinha de guerra, inaugurou ante-ontem uma série de curiosas conferencias tecnicas.

Coincide essa iniciativa com as nobres intenções do actual ministro da Marinha, sr. comandante Pereira da Silva, que muito se esforça por dar aos marinheiros portugueses todo [sic] os meios materiais precisos para o cabal desempenho das suas missões, em paz e guerra. É mesmo um capitulo em parte, dizemos até, dessa obra, pois que a ideia nascida na base naval de Belem, terminou por integrar-se numa determinação ministerial, que deu ás direcções tecnicas a incumbencia de elaborar manuais do serviço da especialidade de cada uma.

Assim o disse, o distinto capitão de fragata, sr. Almeida Henriques, muito ilustre director dos Serviços dos Submersiveis, quando ontem, numa curta prelecção fez a apresentação do primeiro conferente – o tenente engenheiro construtor naval, sr. Vasco José Taborda Ferreira (…).

Em sintese, dirêmos que afirmou de começo o alto valor militar dos submersiveis, quer os de grandes cruzeiros, quer os defesa costeira e os de esquadra.

Definiu alguns tipos dos mais recentes submersiveis, entre eles os empregados no lançamento de minas. Falou nas tendencias para o aumento de deslocamento, para obter grande profundidade de imersão, grande rapidez de imersão e grande autonomia. A proposito, disse que os modernos submarinos podem descer a 100 metros de profundidade, para escapar á vista de aviões e á acção das bombas. Que é possivel hoje fazer a imersão em pouco mais de 1 minuto, e que os submersiveis actuais podem manter-se no mar até 3 meses, e percorrer distancias de mais de 10.000 milhas.

Em seguida falou dos seus modernos armamentos. E depois de se referir á tendencia para a unificação dos tipos, sob o ponto de vista das suas carecteristicas [sic] estructurais. Findou por mostrar a necessidade urgente de pensar a serio na renovação do nosso material, antes que os submarinos que temos em serviço se tornem incapases [sic] de qualquer serviço.

Foi muito aplaudido o conferente. (…).


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Serviço de submersiveis" in Diário de Notícias de 8 de Junho de 1925, nº. 21330, p. 4 (c. 1-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2804.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Comunicações
Sistema de Transporte

Popularização da Ciência
Outros
Palavras Chave


Notícia