Texto da entrada (ID.2808)
Notícia desenvolvida da sessão de abertura de ‘um acontecimento verdadeiramente notável’, a saber, a realização do Congresso Científico Luso-Espanhol, às 14h30 do dia 14 de Junho.
A solene cerimónia, caracterizada por grande pompa, teve lugar na Sala dos Capelos, da Universidade de Coimbra, e contou com figuras da ciência e da política dos dois países, bem como do Brasil.
Faz-se a descrição de todas as individualidades presentes, participes de uma ‘parada solene de sábios peninsulares’, numa ‘sala cheiinha de senhoras, muitas senhoras’. Indicam-se os nomes das pessoas que discursaram, havendo ainda resumos de alguns desses discursos.
De destacar a longa alocução do Dr. Gomes Teixeira (p. 1, c. 3), transcrita no corpo da notícia; e o discurso do presidente da comissão executiva do congresso, o Dr. Costa Lobo. Nesse discurso inaugural, que se traduziu numa ‘peça de elevado valor científico’, o ‘ilustre homem de ciência’ desenvolveria ‘assuntos que lhe são particularmente queridos, sobre a Astronomia em Portugal, na actualidade’. Um discurso que incluiu uma ‘longa série de considerações de ordem centífica’, como seja a menção à “spectroscopia”, das ‘suas fases de constituição e posição’, assim como à ‘fase actual da astronomia, dividindo-a nos seus dois importantes ramos’.
[NOTA - O congresso também foi notícia no Diário de Notícias dos dias 16 e 20 de Junho]
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Para o avanço das sciencias / O CONGRESSO LUSO-ESPANHOL"
in Diário de Notícias
de 15 de Junho de 1925, nº. 21337, p. 1; 3 (c. 2-3; c. 5-7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2808.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Ciências da Natureza
Ciênias da Terra
Matemática
Outros
Palavras Chave
Notícia