Educação física e desportiva
O metodo biologico ou natural
Numa conferencia sobre educação fisica e jogos desportivos feita no Liceu de Pedro Nunes, em 20 de janeiro de 1925, o professor e propagandista sr. dr. Lendolphe Bravo explanou e defendeu um novo metodo de cultura
Finalmente, direi que o desporto é o factor primacial da cultura fisica, sustentando a mórfastáse, e os jogos combinados ou não com a gimnastica educativa são os principais elementos da educação fisica, acompanhando a mórfogenése.
Não é possivel ensinar uma disciplina qualquer, sem que previamente conheçâmos as suas bases ou doutrinas fundamentais. Assim, na disciplina educação fisica, não pode desconhecer-se que ela visa essencialmente ao fim educativo e higienico, caminhando a par e passo com as leis e regras da pedagogia, da fisiologia e da higiene. Vêm então os exercicios corporais desempenhar um alto papel quando conseguem obter a formação e o desenvolvimento do aluno sintetizada numa saude robusta e acompanhada dos atributos que a educação fisica bem orientada deve ter por finalidade, tais como: beleza, saude, economia de forças e moralidade, que correspondem respectivamente aos quatro seguintes problemas sociais: o estético, o higienico, o economico e o moral. Expressões estas que já explanei em outra palestra, no encerramento escolar deste liceu, o ano passado.
Como se conseguem estes atributos? Estes atributos podem obter-se pelos exercicios aplicados debaixo de duas formas e utilizadas separada ou simultaneamente: exercicios livres e exercicios comandados.
Nos primeiros, em que a actividade muscular é subordinada ás acções a realizar, mas conservando o aluno a iniciativa dos movimentos para atingir o fim desejado, são os jogos com todas as suas modalidades e nos segundos, em que a actividade muscular é sempre imposta, regulada e dirigida pelo mestre em todos os seus pormenores, estão incluidos os movimentos da gimnastica educativa. Nas nossas escolas estão escolhidos e adoptados os da gimnastica sueca.
(…)
Os franceses, reconhecendo a dificuldade de aplicação da gimnastica sueca, introduziram no esquema desta, os jogos; optando assim pela simultanea aplicação das duas fórmas de exercicios, dando o predominio aos movimentos da gimnastica sueca.
Quanto a mim, inclino-me para este ultimo processo, mas, dando o predominio aos movimentos livres, isto é, aos jogos, por considerar os seus movimentos instintivos, naturais e de facil adaptação ás forças e á mentalidade infantis, constituindo um método que poderiamos designar por Método Natural ou Biologico.
Nesta conformidade são os jogos individuais ou colectivos considerados os principios basilares de ensino ou de organização pratica da educação fisica e para mim deve, nas primeiras idades, ser os unicos exercicios a aplicar, isto é, nas escolas maternais, que corresponde á primeira infancia, dos 3 aos 6 anos. Depois, como já tive ocasião de nesta minha conferencia me referir mais ou menos, na segunda infancia e na primeira parte da adolescencia, que fisiologicamente apresentam a mesma caracteristica, o crescimento, e que termina aproximadamente dos 15 aos 16 anos, epoca que normalmente os alunos deverão estar frequentando o 5.º ano dos liceus ou equiparados, deverá a educação fisica constar de jogos educativos diarios, alternando periodicamente com a gimnastica educativa sueca ou movimentos comandados, como correctiva e estetica. Nos cursos complementares dos liceus e seus equiparados, que normalmente corresponde á segunda adolescencia, dos 16 aos 18 anos, ainda os jogos educativos deveriam ser diarios e a gimnastica correctiva periodicamente ministrada, acrescendo então uma cuidada aplicação da gimnastica aplicada e dos jogos desportivos.
No terceiro periodo da vida, a juventude que fisiologicamente começa aos 18 anos, pouco mais ou menos e que corresponde, em geral, á entrada para os cursos superiores, para que o aluno não perca o habito adquirido aos exercicios e se continue aperfeiçoando fisicamente, deverá continuar praticando a gimnastica aplicada, jogos desportivos, gimnastica educativa periodicamente e então muito principalmente os desportos.
(…)
Conclusão
Consagra esta minha despretenciosa exposição, mais uma vez, o facto da educação fisica se encontrar integrada na educação geral do homem moderno.
Quanto mais profundamente nos entregarmos ao estudo deste vastissimo campo de actividade, chamado educação fisica, tanto mais adquirimos a convicção de que, no alto e tão importante problema social da educação da criança, na disciplina da educação fisica, a pedagogia deve sempre caminhar de acôrdo com a fisiologia, a psicologia e a higiene.
Que na educação da criança prestemos toda a atenção ás lições dos grandes mestres e aos seus criterios orientadores, não esquecendo, como nos diz Comenius, a Natureza para tudo tem epocas, para a sementeira, para o crescimento, para a formação da flôr, para o desenvolvimento do fruto, etc.; á evolução biologica da criança devem, portanto, corresponder métodos educativos, guiados sempre pela fisiologia e pela psicologia. E é assim que os desportos não são recomendaveis nas escolas primarias e secundarias.
Finalmente, a minha ultima conclusão, e que constitui como que por assim dizer uma sintese do despretencioso trabalho que V. Ex.ªs tiveram a amabilidade de ouvir, é a seguinte: Os jogos educativos são por mim classificados como desempenhando o alto papel na educação fisica, de agentes de formação e de desenvolvimento do aluno; os desportos vêm depois ocupar tambem o seu lugar, mas como grandes agentes de aperfeiçoamento fisico e por fim surge a gimnastica educativa ou a sueca, que classificarei então como que fiscalizadora de toda a variedade de exercicios ministrados nos jogos e nos desportos, profilatica e mesmo curativa das más atitudes e incorrecções organicas que possam existir, atendendo ao seu caracter essencialmente medico, bem evidenciado nas doutrinas basilares da organização do seu método.
Assim apoiados no campo scientifico, realizaremos para a nossa mocidade o pensamento de Juvenal: Mens sana incorpore sano.
Lendolphe Bravo.