Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2834)

Jewett – Um augmento de ¼ de potencia

O aperfeiçoamento do motor Jewett é devéras extraordinario, havendo poucos motores de qualquer tipo ou tamanho comparaveis ao Jewett nos resultados obtidos na pratica.

Em provas de subidas, e de corridas, o «record» estabelecido ha 3 anos pelo primeiro motor Jewett ainda não foi batido por nenhum outro automovel. Os engenheiros Jewett não ficaram satisfeitos com este resultado, mas continuaram no seu trabnalho e, ao fim de meses de investigações e provas, produziram o novo motor Jewett, cujo funcionamento é tão suave, silencioso, e isento de trepidação a qualquer velocidade que mal se póde ouvi-lo, e que contudo parece que tem potencia quasi sem limite. – Em resultado, a potencia do motor Jewette [sic] foi aumentada em 25 %, sem se ter aumentado a cilindrada e mantendo-se o consumo em 15 / 16 litros em cada 100 quilometros.

Um motor bem proporcionado não somente funciona melhor a qualquer velocidade, como tambem dura muito mais, funciona com maior economia, e precisa de reparações com muito menor frequencia, por se diminuir o esforço dos seus diversos orgãos.

Visitai o estabelecimento do agente dos automoveis Paige-Jewett, e observai os aperfeiçoamentos realizados neste motor. O nosso agente fará a demonstração que se desejar. Em 5 minutos pode-se convencer qualquer automobilista da superioridade do novo motor Jewett em todos os detalhes apontados.

Especificação dos automoveis Jewett

Motor – de 6 cilindros 83 mm, diametro interno, e 127 mm. de curso; lubrificação por circulação de oleo a alta pressão; sistema de iluminação e arranque automatico por electricidade com motor e dinamo separados, transmissão do movimento ao veio da distribuição por corrente silenciosa com esticador automatico; embraiagem de ajustameno automatico com laminas de aço de serra; caixa de velocidades de funcionamento silencioso com 4 velocidades; uniões Cardan, inteiramente de aço, em carters estanques cheios de oleo; veios de transmissão de grande resistencia; pneumaticos «Balloon» de corda 31x5,25 polegadas; distancia entre eixos 2,85 m.; freios hidraulicos Lockheed sobre 4 rodas quando se desejar mediante modico custo adicional.

Representante geral para Portugal e Colonias

J. Coelho Pacheco

29, Praça Duque de Saldanha

Lisboa

[NOTA - O anúncio contém uma ilustração, de uma desenho de motor com legendas explicativas]


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Jewett – Um augmento de ¼ de potencia" in Diário de Notícias de 19 de Julho de 1925, nº. 21371, p. 6 (canto superior esquerdo). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2834.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria
Sistema de Transporte

Outros
Palavras Chave


Notícia