Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2841)

Nada resiste ás investigações pacientes dos microbiologistas. No campo dos seus microscopios, descobrem elles microbios perigosos, bacillos virulentos e coccus prejudiciaes nos productos que nos parecem mais puros, mais estereis. É assim que o pão, o simples pão cozido em fornos ardentes, onde a temperatura vae, muitas vezes, além de 150 graus póde conter, ao que parece, microbios.

São os sabios hygienistas que o affirmam. D’investigações feitas por M. J. Roussel, resulta pois que, só a codea soffe uma temperatura sufficiente para matar todas as bacterias e o seus spóros, ao passo que a temperatura a que é levado o miolo é insufficiente para produzir um tal resultado.

A massa – e por consequencia o pão – póde pois ser contaminada por microbios provenientes d’um manipulador tuberculoso, ou por micorbios vehiculados pela agua – para o caso da febre typhoide e do cholera.

O professor Metchnikoff, interrogado sobre se o pão poderia ser, d’esse modo, uma fonte de perigos e conter microbios vivos, respondeu:

Não o creio. A temperatura attingida no interior do pão em cozedura passa muito de 60 graus. A esta temperatura muitos microbios morrem, como o da tuberculose por exemplo, que morre entre 55 e 60 graus. Ha, porém, sporos muito mais resistentes que continuam a viver em temperaturas mais elevadas. Os do carvão não morrem senão a mais de 120 graus; mas a doença do carvão é rara, e é pouco provavel que um manipulador atacado d’esta terrivel enfermidade continue a trabalhar quando a doença se manifesta. Um conselho sempre util, conclue o sr. Metchnikoff é: não comer senão pão bem cozido, e, por consequencia que não tenham muito miolo.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "O pão e os microbios - Inconveniente do pão mal cozido" in Diário dos Açores de 2 de Janeiro de 1909, nº. 5272, p. 1 (col. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2841.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Educação Cientifica
Palavras Chave


Notícia