Texto da entrada (ID.2842)
Tem-se dado o nome de baunilhismo aos accidentes d’intoxicação produzidos pela ingestão de baunilha. Além do baunilhismo alimentar, descripto por Orfila e por outros auctores, conhece-se ainda outra fórma d’intoxicação chronica bastante grave, que é o baunilhismo profissional, o qual se observa nos operarios empregados na preparação d’estas bagas perfumadas.
(sintomas observados após ingestão de gelados de baunilha: semelhantes aos do colera, vomitos continuos, dores epigastricas, caimbras nas pernas, resfriamento e cianose das extremidades. A baunilha tem principios toxicos, demonstrados pelo professor Grassei, é um veneno convulsivo que exerce principalmente a sua acção na medula e nervos motores. Deve-se arejar bem os compartimentos onde se manuseia a baunilha)
Col. 6 (Experiencias feitas com conservação de frutas em casa completamente fechada onde se espalharam vapores de alcool. Em 1894 fez-se uma experiencia guardando numa cave fechada com um bocal contendo 100 centimetros cubicos de alcool. Mantiveram o seu sabor durante 2 meses.)
Col. 6 (Instalação de um filtro Wiemington para filtragem de água, para efectuar o tratamento duas vezes por dia).
OP
Referência bibliográfica
OP - "Sciencias - (Apontamentos)"
in Diário dos Açores
de 7 de Janeiro de 1909, nº. 5273, p. 1 (col. 4-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2842.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia