Texto da entrada (ID.2853)
SEMANA ASTRONOMICA
XXXII
Tornamos nesta semana a entrar num periodo de noites mal iluminadas. É quarto minguante amanhã, e portanto, se os noctivagos ainda alguma coisa poderão aproveitar do luar no principio da semana, pouco ou nenhum terão logo depois, até ela findar.
Actualmente a Lua vai afastando-se de nós. No domingo estará no apogeu da sua orbita, isto é, á sua maior distancia neste mês lunar. Será esta distancia igual a sessenta e três vezes e meia a dimensão do raio da Terra que mede, como é sabido, seis mil e tantos quilometros. A Lua estará assim, nesse dia, á distancia de 405.716 quilometros, chegando portanto a sua luz com um atrazo de segundo e meio. E é este o corpo celeste mais nosso vizinho, tão paredes-meias connosco que mal se diferença de nós na vastidão do sistema planetario, o qual, por sua vez, é um ponto imperceptivel relativamente ás distancias a que se acham as estrelas mais proximas. Minuscula Terra habitamos, teatro de tamanhas vaidades e tão insofridas ambições!
Dos planetas, continua Jupiter a fulgir toda a noite, pelo sul, inconfundivel entre os demais luzeiros celestes. Venus é estrela da tarde, por enquanto ainda pouco demorada, pois que o seu ocaso é proximamente uma hora depois do pôr do Sol.
Saturno ainda se vê, quasi estacionario em Libra, mas só na primeira metade da noite.
Com a ausencia do luar é agora mais notavel a branda claridade da Via Lactea, especialmente intensa ao sul, na constelação do Sagitario, onde, segundo as melhores conjecturas modernas, se acha o centro do nosso Universo, do qual ela representa a parte principal. Transpondo o céu por sobre as nossas cabeças, vai ela esconder-se no horizonte norte, junto á constelação de Perseu, atravessando as da Aguia, Cisne e Cassiopeia. Continua ao sul o Escorpião, tendo no coração a rubra Antares, rival de Marte na côr, como indica a etimologia grega do seu nome; no zenite fulge a branca Vega; a leste ergue-se Andromeda e, pouco depois, Aries. A Ursa Maior, ao noroeste, vai inclinando a cauda para a esquerda, indicio de se aproximar o outono.
FREDERICO OOM.
Referência bibliográfica
Frederico Oom - "SEMANA ASTRONOMICA"
in Diário de Notícias
de 10 de Agosto de 1925, nº. 21393, p. 1 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2853.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Palavras Chave
Notícia